Portal Você Online

Praia da Ponta Negra passa por manutenção na pandemia

A Prefeitura de Manaus aproveitou a interdição da Praia da Ponta Negra durante a pandemia do coronavírus para fazer a manutenção do local. Técnicos e engenheiros do município trabalham desde sábado (23) na faixa de areia corrigindo depressões e corrigindo o nivelamento próximo das margens do Rio Negro.

“Esse trabalho de manutenção é feito periodicamente no espaço. E, durante esse período de pandemia, a Comissão da Ponta Negra identificou duas grandes erosões em toda a extensão da praia que necessitavam de uma atenção especial e de reparos”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka.

Equipes técnicas do Implurb e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizaram a correção de erosão provocada pelas fortes chuvas e movimentação da água do rio durante vazante e cheia.

“O trabalho feito no Complexo Turístico da Ponta Negra visa a manutenção do calçadão e da praia para, quando a pandemia passar, nós possamos usufruir e oferecer um ambiente seguro a todos”, ressaltou Guenka de que há outros serviços realizados no cartão postal de Manaus.

Desde 2011, a praia foi aterrada e ficou num nível que não é encoberta pelo Rio Negro no período de cheia. A técnica utilizada foi a mesma usada em praias famosas como de Copacabana, no Rio de Janeiro, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.

Medida preventiva

O Complexo está com o parque e a praia interditados desde o dia 22 de março, em razão das determinações decorrentes para as medidas de isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus, visando proteger a população do contágio do Covid-19 e evitar aglomerações.

A medida é parte dos decretos do prefeito Arthur Virgílio Neto para evitar a contaminação e o avanço do vírus na população. O município instalou no local campanha alertando dos riscos do cidadão estar na rua, fora do isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde.

Responsável pela administração do espaço, o Implurb já fez a redução da energia de áreas do parque, do skate até o estacionamento recuado. O calçadão também teve as luzes reduzidas, para evitar a aglomeração de pessoas e o uso para caminhadas e corridas. Peças publicitárias foram criadas para orientar frequentadores, que este momento não é de passear no parque.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *