
O vereador e pré-candidato a prefeito de Itacoatiara, a 170 km de Manaus em linha reta, Arnoud Lucas, denunciou o juiz da Comarca local, da 1ª vara criminal do município, Fábio Lopes Alfaia, de interferência política em favor do atual prefeito da cidade, Mário Amorim.
Segundo Lucas, o magistrado, já afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suposto envolvimento em uma associação criminosa em Coari, foi transferido para Itacoatiara recentemente e tem revertido decisões do Ministério Público (MPAM) e interferido em processos criminais envolvendo figuras políticas locais, como o prefeito.
Um dos casos mencionados é uma ação por calúnia, difamação e injúria movida pelo prefeito contra Lucas, cujo parecer do Ministério Público indicava arquivamento, foi reaberto pelo juiz.

Além disso, o vereador denunciou ações recentes do juiz Alfaia que resultaram na censura de conteúdos jornalísticos em Itacoatiara, após o caso de um amigo próximo ter sido alvo de um atentado, supostamente ligado ao prefeito, ter sido divulgado pela imprensa local.
Na ocasião, Lucas criticou a proximidade do juiz com o procurador geral do município, Ramon Caggy, que já teria sido seu assessor em Coari, destacando a falta de imparcialidade necessária para um juiz.
Ele afirmou que irá denunciar novamente o juiz Alfaia ao CNJ, argumentando que a conduta do magistrado compromete a liberdade de imprensa e a imparcialidade do judiciário em questões políticas.


