
Um prédio desocupado de quatro andares, na Rua Henrique Martins, no Centro de Manaus, desabou na noite desta quinta-feira (18). O imóvel estava para ser demolido desde o ano passado quando uma chuva forte estourou uma antiga galeria construída pelos ingleses que passa por debaixo do edifício e afetou a sua estrutura abrindo uma cratera que destruiu a calçada e parte da rua.
Desde desde a ocorrência que o local estava isolado após técnicos do município terem condenado a construção, que ameaçava outros dois prédios vizinhos, que mais tarde foram demolidos por risco de desabamento.
Conforme a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) que esteve no local, as últimas chuvas contribuíram para desabamento.
Por meio de nota, a Seminf informou que o imóvel estava interditado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), desde o início das obras realizadas. A área também foi interditada pela Defesa Civil do município, e dentro do perímetro demarcado, a Seminf está fiscalizando os trabalhos de implantação das novas galerias de águas pluviais. O local está sendo monitorado 24 horas e o incidente não ocasionou nenhum dano à obra ou ao entorno.
Em outubro último, a Seminf retomou a recuperação das galerias pluviais na Rua Henrique Martins. Conforme o órgão, o problema foi causado por construções irregulares sobre a galeria. A erosão provocada pela água atingiu a estrutura de um dos dois prédios construídos irregularmente.
As bases dessa fundação apresentavam fissuras e a estrutura estava exposta atingida pelo rompimento da galeria subterrânea com cerca de seis metros.
Conforme o Implurb, o prédio de quatro andares é particular e não se encontra com alvará de construção ou obra regularizada no sistema.