
O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou nesta sexta-feira (1º) o 3º Núcleo Operacional (Nuop), da Guarda Municipal de Manaus (GMM), localizado no bairro São José 2, zona Leste da capital. A nova estrutura será a maior base já construída para a guarda e reforça o compromisso da atual gestão com a segurança, a descentralização dos serviços públicos e a valorização das forças municipais.
A nova unidade da GMM funcionará como centro operacional de todas as equipes especializadas da guarda, incluindo a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Canil, a Defesa Civil, a Guarda Maria da Penha e o Batalhão Ambiental. Também será sede da futura Polícia Municipal, projeto já aprovado no Senado e em fase final de tramitação na Câmara dos Deputados.
A base leste também contará com sala de monitoramento, espaço para custódia temporária, alojamentos, vestiários e ambientes projetados para garantir o bem-estar dos servidores.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, cerca de 60 servidores atuarão diariamente no local, com destaque para a atuação integrada das forças municipais.
A expectativa, segundo o prefeito, é que os próximos meses marquem mais avanços na consolidação da futura Polícia Municipal.
“Já iniciamos o preparo dos 150 aprovados do cadastro reserva no concurso. Vamos treiná-los para que, até o Natal, estejam nas ruas, enfrentando a criminalidade e protegendo a cidade de forma ainda mais efetiva”, anunciou.
Para o comandante das especializadas da guarda, Fernando Souza, a implantação do núcleo é um divisor de águas. “Agora poderemos atuar de forma mais enérgica e precisa na zona Leste, com foco no combate aos assaltos em coletivos e na presença constante da guarda nas áreas mais sensíveis. A população pode esperar bons resultados”, pontuou.
Com mais essa entrega, a Prefeitura de Manaus amplia a atuação da Guarda Municipal e reafirma o compromisso da gestão David Almeida com a proteção da cidade e o fortalecimento das estruturas públicas nos bairros. A base Leste é mais que uma obra física, é um símbolo da nova segurança pública municipal que está nascendo em Manaus.