
O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, na noite desta terça-feira (19), da solenidade de passagem de comando do Comando Militar da Amazônia (CMA), realizada no Campo de Paradas do Guartel General, na Ponta Negra, na zona Oeste da capital amazonense.
O evento marcou a transmissão do cargo do general de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves para o general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho. Durante a solenidade, o prefeito destacou a relevância do Exército para a Amazônia e reafirmou a importância da parceria estratégica entre a Prefeitura de Manaus e as Forças Armadas em áreas fundamentais para a cidade.
“Estar aqui hoje é uma demonstração do respeito e da confiança que temos no trabalho do Exército Brasileiro. Manaus é uma cidade estratégica para o país, e a união entre a gestão municipal e as Forças Armadas garante avanços importantes para a nossa população. Quero registrar meu agradecimento ao general Costa Neves pelo trabalho realizado e desejar êxito ao general Viana Filho, com quem reforço nossa disposição de caminhar juntos pelos interesses da Amazônia e do Brasil”, afirmou David Almeida.
A cooperação entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro envolve ações conjuntas em infraestrutura e mobilidade urbana, como o apoio técnico e de engenharia em projetos de ciclovias e recuperação de vias; em defesa civil e ajuda humanitária, com operações de logística em cheias, secas e apoio a comunidades isoladas; além das parcerias em obras, defesa civil, saúde, educação e proteção ambiental, a Prefeitura atua junto ao Exército também na organização do serviço militar obrigatório, prestando atendimento direto à população.
A solenidade contou com a presença do secretário municipal chefe da Casa Militar, capitão William Dias, do subsecretário subchefe da Casa Militar, capitão Renato Mota, de autoridades civis e militares, além de representantes da sociedade amazonense.
O Comando Militar da Amazônia tem sob sua responsabilidade os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, abrangendo a 12ª Região Militar e desempenhando papel fundamental na defesa, integração e desenvolvimento da região amazônica.