
O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta terça-feira (4), o recém-empossado presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Bento, responsável pela representação do polo de duas rodas no Polo Industrial de Manaus (PIM).
De acordo com números da Abraciclo, a produção de motocicletas no Distrito Industrial da capital amazonense foi de 1.413.222 unidades em 2022, resultado 18,2% superior ao registrado no ano anterior de 1.195.149 motocicletas.
O encontro aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital amazonense.
David Almeida destacou que encontros como esse são importantes para que novas soluções sejam encontradas pelo setor público para facilitar a ampliação dos investimentos privados.
O prefeito tem defendido que a Zona Franca de Manaus (ZFM) como projeto de preservação ambiental sustentável mundial.
“É preciso seguir lutando para manter as vantagens comparativas que permitem atrair novos investimentos e o consequente fortalecimento do modelo de desenvolvimento regional”, disse o prefeito.
E o polo de duas rodas, ressalta, é um carro-chefe da ZFM e o prefeito afirmou que a prefeitura está à disposição para apoiar e oferecer infraestrutura para encontrar soluções para ampliar a produção e a geração de mais emprego na cidade.
Marcos Antonio Bento, Diretor Executivo de Relações Institucionais da Honda no Brasil, é o novo presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.
Formado em Direito pela UFG (Universidade Federal de Goiás), o executivo ingressou na Honda em 1996, na unidade de Manaus (AM). Em seus 27 anos de carreira na Honda, acumulou experiência nas áreas de Logística, Fiscal, Controladoria e Jurídica, abrangendo os negócios de motocicletas, automóveis e serviços financeiros.
“É com muita honra e responsabilidade que assumo a presidência da Abraciclo, em um momento de pautas tão relevantes para a competitividade de um dos setores mais expressivos da ZFM (Zona Franca de Manaus). A produção e comercialização de motocicletas e bicicletas têm uma ampla cadeia, que promove investimentos, desenvolvimento econômico e social, não só na região da Amazônia, mas em todo o País”, afirma o novo presidente da associação. “A Abraciclo seguirá buscando equacionar as necessidades das empresas e da sociedade, reafirmando a necessidade da segurança jurídica para que o ambiente de negócios seja favorável, não só ao segmento de Duas Rodas, mas na economia como um todo”, completa.
Sobre o novo presidente
Marcos Antonio Bento sucede a Marcos Fermanian, que esteve à frente da associação nos últimos onze anos. Durante sua gestão, apresentou conquistas, como o desenvolvimento e a modernização industrial das fabricantes de bicicletas e motocicletas, a abertura das filiais em Brasília (DF) e Manaus (AM), a participação da entidade nas Câmaras Temáticas da SENATRAN (Secretaria Nacional do Trânsito), assim como esteve à frente do protagonismo do setor de Duas Rodas durante a pandemia da covid-19. Fermanian segue como presidente da Honda Serviços Financeiros.
Sobre a Abraciclo
Fundada em 1976, a associação é a representante oficial do Setor de Duas Rodas no Brasil, reunindo 14 empresas em seu quadro associativo. Pelo segmento de motocicletas estão filiadas à entidade as empresas BMW, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, JTZ, Kawasaki, Suzuki, Triumph e Yamaha, responsáveis pelo atendimento de 96% do mercado nacional. Já no Segmento de Bicicletas as associadas são as empresas Caloi, Houston, Ox Bike e Sense, que atendem a mais de 40% do mercado. No total, as fabricantes do setor de Duas Rodas geram cerca de 15 mil empregos diretos em Manaus/AM.


