
Pesquisa de opinião pública realizada pela Paraná Pesquisa na última quarta-feira (10) sobre a avaliação da administração do prefeito de Manaus, David Almeida, mostra que ele está bem na foto com 67% de aprovação dos manauaras.
A pesquisa feita com o objetivo de consultar à população sobre o cenário político para as próximas eleições municipais de 2024 na capital amazonense fez 710 entrevistas presenciais com os eleitores, acima de 16 anos, e, segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O período do levantamento foi de 4 a 8 de maio.
Segundo a Paraná Pesquisa, a amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para mais ou menos do resultado geral.
A pesquisas está registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.
Praticamente metade dos manauaras (49,9%) acham a gestão do prefeito na ‘Capital da Amazônia’ como ótima (33,0%), muito boa (30,3%) e regular (30,3%. Outros 7,5% consideram ruim e 11,1%, péssimo – 1,3% não sabe ou não opinou.

Eleições 2024
A pesquisa (estimulada) é a mesma que apresenta uma indefinição com relação em quem o manauara votaria no ano que vem. O estudo aponta que 68,9% da população ainda não sabe em quem votar, quando são perguntadas espontaneamente se tem algum candidato em mente. Brancos e nulos são 11,5%, dos indecisos.
A aprovação de quase 70% da população porém não é a mesma dos eleitores que depositariam seu voto no prefeito em 2024: 33,2% dos entrevistados, de acordo com a pesquisa.
Apesar da aceitação, Almeida tem no seu radar o fenômeno de votos Amon Mandel. Com 21 anos, ele foi eleito o deputado federal mais votado no Amazonas para a Câmara dos Deputados e atualmente viaja com o governador do Amazonas, Wilson Lima, de quem tem se aproximado recentemente.
Com mais de 288 mil votos pelo Cidadania no ano passado, Mandel já aparece na pesquisa da Paraná com 21,3% como um futuro nome e acende um sinal de alerta no staff do atual prefeito.
Outros nomes aparecem sem ameaçar, caso do Coronel Menezes (14,2%), Capitão Alberto Neto (9,3%), Ricardo Nicolau (7,6%), Zé Ricardo (6,2%), Carol Braz (3,8%) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas em Roberto Cidade (3,1), em último lugar na intenção de voto.


