Portal Você Online

Prefeitura amplia sinalização do trânsito nas ruas de Manaus

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) intensificou a sinalização viária em mais de 80 ruas e avenidas de Manaus. As intervenções incluem faixas de pedestres, legendas de advertência como “Escola” e “Pare”, linhas de retenção, seccionadas, lombadas transversais e sinalizações verticais que proíbem manobras perigosas em cruzamentos estratégicos.

As ações contemplam, especialmente, áreas escolares e cruzamentos com grande fluxo de veículos e pedestres. No bairro Tarumã (zona Oeste), por exemplo, recebeu nova sinalização na Avenida Peixe Cavalo e na rua Elisa Lispector, em frente às escolas Antônio Medeiros da Silva, Esmeralda Soares Neves e CMPM 3. Também foram contempladas ruas próximas às creches, como o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mary Assayag Hannan e a escola municipal João Aparecido Alves dos Santos.

Na zona Sul, os serviços chegam às ruas São Benedito, Cariré, Teófilo Dias, Comandante Ferraz e Jorge Biváqua, próximos às escolas, como Adalberto Valle, João Valente, Ondina de Paula Ribeiro, Brigadeiro João Camarão e José Tavares de Macedo.

Já na zona Norte, bairros como Novo Aleixo, Novo Israel, Terra Nova e Cidade Nova foram atendidos com sinalização em vias, como Ciriaco, Ondas, Lírio Rosa, Andirá Açu e Avenida Margarita.

A zona Leste também recebeu melhorias significativas, com sinalizações em pontos estratégicos dos bairros Jorge Teixeira e São José, como nas ruas Topázio, Pedra Mineira, Ônix, Rua 28, Paracuuba e rua das Camélias, todas próximas a unidades escolares.

Nas áreas centrais e de grande fluxo, a prefeitura reforçou a sinalização em vias, como avenida Getúlio Vargas, rua 10 de Julho, avenida Tefé, Major Gabriel, Comendador Clementino e Joaquim Sarmento. Nessas localidades, foram instaladas placas de regulamentação, proibindo-se à esquerda e reforçando o ordenamento viário.

“Essas ações fazem parte de um planejamento estratégico e técnico que prioriza a vida. Cada faixa, cada placa instalada é pensada para garantir a segurança, especialmente em áreas escolares e cruzamentos que, historicamente, apresentam risco. Nosso objetivo é claro: reduzir acidentes e preservar vidas”, destacou o diretor de Engenharia do IMMU, engenheiro Uarodi Guedes.

As equipes técnicas do IMMU acompanham o campo de formação permanente, com base em análises do setor de engenharia com vistorias de rotina e comunicações da população. A prefeitura reforça, ainda, que denúncias e pedidos de melhorias possam ser encaminhados através do 0800 092 1188 ou pelas redes sociais do IMMU.

A ação faz parte de um pacote de medidas para melhorar a mobilidade urbana da capital, unindo engenharia, fiscalização e educação para o trânsito, sempre com foco na preservação da vida.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *