Primeiro casamento coletivo para casais LGBT+ será em agosto em Manaus.

A Prefeitura de Manaus disponibiliza 50 vagas para casais que desejam participar do 1º casamento coletivo LGBTQUIAP+. O evento ocorrerá no dia 30 de agosto no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na zona centro-sul da capital.
A inscrição é pela internet com preenchimento do formulário e podem ser feitas até o dia 15 de agosto. É necessário apresentar os documentos obrigatórios do casal e de duas testemunhas no DDH (Departamento de Direitos Humanos) da Semasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), em horário comercial.
A lista com os documentos necessários está disponível na página de inscrição. As testemunhas, obrigatórias para a oficialização da união devem ser adultas e capazes, podendo ser qualquer pessoa conhecida, parente ou não.
O Brasil reconheceu a união estável homoafetiva em 2011, e em 2013 uma resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) autorizou a união civil em todos os cartórios.
Conforme a Central de Informações do Registro CiviL, em 2022 o Amazonas registrou um crescimento de 406% no número de casamentos homoafetivos.