
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), aproveitou o ponto facultativo desta segunda-feira (27), que antecipa o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado nesta terça-feira (28), para desenvolver uma série de ações especiais de educação ambiental, reforçando o compromisso da gestão com a sustentabilidade e a conscientização da população.
Mesmo durante o feriado, as equipes da Semulsp Ambiental estiveram em diferentes pontos da cidade, levando informação, mobilização e exemplo de cidadania ambiental.
No último sábado (25), a sede sustentável da Semulsp, localizada no bairro Compensa, zona Oeste, recebeu a visita de cerca de 40 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, integrantes de diferentes grupos de escoteiros de Manaus.
Conhecidos como lobinhos, os jovens participaram de um tour educativo pelos espaços da secretaria e conheceram de perto os projetos que unem sustentabilidade e cidadania, como o lago ecológico com peixes e quelônios, os viveiros, a plantação de pitaias e o Espaço Pet, voltado ao cuidado de animais resgatados.
Ao longo da visita, os escoteiros também assistiram a uma apresentação do grupo Garis da Alegria, que utiliza música, teatro e humor para ensinar boas práticas de limpeza urbana e respeito ao meio ambiente.
Além disso, o grupo entregou tampas plásticas e ração arrecadadas em uma campanha solidária realizada em parceria com o projeto social Amazon Eco Pet, que destina o material à compra de alimentos para cães de entidades protetoras, incluindo o Espaço Pet da Semulsp.
“Quando a gente trabalha cedo com os nossos jovens, estamos plantando as sementes de um mundo melhor. Desde pequenos, eles aprendem que não se deve jogar lixo nas ruas, nem nos igarapés, porque isso polui o ambiente. A reciclagem gera cuidado, consciência e também oportunidades de emprego”, destacou o coordenador do projeto Amazon Eco Pet, Augusto Salomão Oliveira dos Santos.
Conscientização na faixa liberada
Neste domingo (26) a avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus, recebeu mais uma edição da faixa liberada, com a presença do grupo Garis da Alegria, que realizou ações lúdicas e interativas para conscientizar o público sobre a importância do descarte correto dos resíduos e do cuidado com os espaços públicos.
A apresentação levou humor e leveza à temática ambiental, reforçando o papel da Semulsp Ambiental como multiplicadora de boas práticas e agente de transformação social.


