
A fiscalização da Prefeitura de Manaus, com apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, começou na manhã desta quinta-feira (29), a notificação de 900 flutuantes no Rio Tarumã, na zona Oeste de Manaus, que atuam em diversas atividades e que somente 12 deles possuem licença ambiental expedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
O próprio prefeito da cidade, David Almeida, esteve à frente da operação de notificação dos estabelecimentos que desenvolvem várias atividades no rio, que vão da gastronomia, eventos até oficinas para reparos e manutenção de embarcações.
De acordo com o prefeito, foram mapeados 900 flutuantes na região, que após a notificação terão 30 dias para conseguir o licenciamento ambiental. Após esse prazo, os que estiverem irregulares serão retirados no local.
“É uma decisão judicial. ´´E uma ação que não cabe a prefeitura. Neste primeiro momento serão 30 dias de notificação. Não queremos criar um terrorismo, mas não podemos permitir a degradação de uma de nossas principais atrações turísticas da cidade”, informou o prefeito em um dos barcos que faziam a notificação.
A operação da Prefeitura de Manaus envolve 100 servidores de diversos órgãos municipais como a Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e outras secretarias.