Portal Você Online

Prefeitura de Manaus descarta lixo retirado de igarapés

A Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo (13), o transbordo de toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias.

O material recolhido das orlas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) foi transportado do porto Trairi, no Santo Antônio, Zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, no quilômetro 19, AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

O secretário da Semulsp, Sabá Reis, acompanhou todo o trabalho da equipe. Ele disse que diariamente retira resíduos sólidos em toda orla da cidade com equipes utilizando redes, balsas e rebocadores.

“Já são mais de 5 mil toneladas, neste período que estou aqui na Semulsp, que saíram dos igarapés e foram para os aterros. Mas se um dia isso reduzir pela menos na metade, é mais tempo que nosso aterro terá de vida útil”, destacou o secretário.

O material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados.

A limpeza dos igarapés e da orla retira, em média, 35 toneladas, por dia, de lixo, ao longo de 2021. Grande parte desse material é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

“Cidade limpa é aquela que as pessoas não sujam, porque quando sujam, elas acabam fazendo com que o dinheiro arrecadado dos impostos vá para esse trabalho, que vira um desperdício. O meu sonho é que a cidade de Manaus seja um dia como é a Semulsp, porque a sede desta secretaria é considerada nacionalmente ‘lixo zero’. Então, a Semulsp, que poderia ser um mau exemplo, é uma referência para as pessoas fazerem o que é certo na frente das suas casas, no seu bairro”, afirmou Reis.

Limpeza diária

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima, recebem ações da prefeitura.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *