
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia, nesta segunda-feira (8), às 8h30, os trabalhos do 3º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. A
s ações começam na lagoa da Compensa, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, no bairro Santo Antônio, zona Oeste da capital.
As ações do LIRAa, que se estendem até o dia 19/9, irão contemplar a vistoria de 25.764 imóveis nos 63 bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital. O levantamento é fundamental para identificar o nível de risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao longo do trabalho de inspeção os Agentes de Saúde e de Endemias (ACSs e ACEs), irão reforçar as orientações para o controle e a prevenção do mosquito junto à população.
O LIRAa é uma estratégia que permite quantificar a infestação nos imóveis e identificar o nível de risco, que pode ser baixo, médio ou alto. Com base nessas informações, a Semsa planeja as atividades de controle nos locais de maior vulnerabilidade, com o objetivo de evitar surtos e epidemias.
Nos dois levantamentos anteriores a capital manteve médio risco de infestação: o primeiro, em março, registrou índice de 2,2%, e o segundo, em julho, apontou 1,4%.