
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com o Instituto Mazon (Insma) realizou, na quarta-feira (17), uma oficina culinária voltada ao incentivo do empreendedorismo e à geração de renda para pessoas idosas do bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte da capital.
A ação integra a agenda de projetos desenvolvidos em cooperação com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com o objetivo de ampliar o acesso da população idosa a oportunidades de qualificação profissional. As atividades são levadas diretamente às comunidades, estimulando o aprendizado prático, o fortalecimento da autonomia e a criação de alternativas de renda a partir da culinária.
Durante a oficina, os participantes receberam orientações técnicas e práticas sobre o preparo de alimentos, possibilitando o aprimoramento de habilidades que podem ser aplicadas tanto no cotidiano quanto como fonte de renda complementar.
O presidente da Fundação Dr. Thomas, Eduardo Lucas, destacou a relevância das parcerias institucionais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa idosa na cidade de Manaus.
“Nosso compromisso, alinhado à gestão do prefeito David Almeida, é ampliar o alcance das ações e garantir que os idosos e idosas da nossa cidade tenham acesso a iniciativas que promovam autonomia, aprendizado e oportunidades reais de geração de renda”, afirmou.
A participante das oficinas, Iamiles da Silva, 60 anos, destacou que a iniciativa representa um marco em sua trajetória pessoal, ao ampliar conhecimentos, estimular a autonomia e abrir novas possibilidades de geração de renda, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida.
“O curso ajuda a aumentar a renda e a melhorar a qualidade de vida, especialmente no período do Natal, permitindo a criação de pratos diferenciados para a família e a vizinhança. É uma oportunidade de aprendizado e de renda extra”, disse.
A iniciativa reforça a atuação da Prefeitura de Manaus na consolidação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa, por meio do fortalecimento das parcerias com as OSCs e da ampliação de ações que promovem inclusão produtiva, autonomia e melhoria da qualidade de vida em todas as regiões da capital.


