
Os cemitérios públicos da capital amazonense e da zona rural terão programação especial de visitação neste sábado (2), Dia de Finados. As atividades começam nesta sexta-feira (1º), Dia de Todos os Santos, com a inauguração da Praça do Anjo da Esperança, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade. A cerimônia está marcada para as 18h30.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), responsável pela organização, os dez cemitérios públicos estarão abertos ao público das 7h às 18h no sábado. Durante todo o dia, haverá missas, cultos e ações evangelísticas promovidas por diferentes denominações religiosas e grupos missionários.
A Praça do Anjo da Esperança foi criada em homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19 e aos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente durante o período mais crítico da crise sanitária.
No domingo, os cemitérios públicos de Manaus receberão programações independentes de fé e reflexão, conduzidas por diversas denominações religiosas e entidades missionárias.
Todos os campos-santos estarão abertos das 7h às 18h.
- No cemitério municipal São João Batista, haverá celebrações às 7h, 9h, 10h, 11h, 13h, 15h e 17h;
- no cemitério Santa Helena, haverá missas e cultos 8h, 10h, 15h, 17h e 18h;
- no cemitério São Francisco, haverá missas e cultos às 7h, 9h, 17h e 18h;
- no cemitério Piedade, as celebrações acontecem às 8h e às 10h;
- no cemitério Santo Alberto, as celebrações acontecem às 8h, 14h e 16h;
- no cemitério Nossa Senhora Aparecida, a programação será das 7h às 18h, com missas às 7h, 8h, 10h, 12h e 18h e cultos às 7h e 17h.
A programação do Dia de Finados também se estende aos cemitérios da zona rural de Manaus: São José do Jatuarana, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Conceição das Lajes e Santa Joana do Puraquequara.
Nesses campos santos, as celebrações serão conduzidas por lideranças religiosas locais e grupos missionários, com estrutura e apoio logístico garantidos pela Semulsp.
Ônibus
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), determinou o reforço da frota de ônibus que atende os seis cemitérios da capital no feriado de Dia de Finados, no domingo, 2/11.
Ao todo, 170 veículos irão atender nos cemitérios da capital com foco especial no cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã), na zona Oeste. Para facilitar a identificação, os ônibus terão cartazes no para-brisa informando os cemitérios atendidos.
O cemitério Nossa Senhora Aparecida (Tarumã) será o principal ponto de atenção, contando com um reforço de 15 veículos extras. No dia 2 de novembro, duas linhas extras irão operar: 500 – Novo Israel / Cemitério Tarumã e 901 – T4-T5 / Av. Cel. Teixeira / Cemitério Tarumã / T. Tapajós.
As linhas 542 e 678 terão parte de seus itinerários desviados: após a rotatória do complexo turístico Ponta Negra, seguirão pela avenida do Turismo, farão retorno após o cemitério Tarumã e, na sequência, retomarão o itinerário normal pelas avenidas do Turismo e Coronel Teixeira.
Além disso, o terminal de bairro das linhas 120, 450 e 542 será transferido temporariamente para a avenida do Turismo, próximo à empresa Faber Castell.
As linhas 010, 211, 219, 213 e 223 operarão com frota equivalente a de sábado, devido ao grande movimento no terminal do conjunto Augusto Montenegro.
As linhas reforçadas que atendem o cemitério Santa Helena, no São Raimundo, são: 001, 002, 100, 101, 116, 119, 129, 110 e 112.
Para o cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, as linhas reforçadas são: 004, 010, 625, 704, 705 e 711.
No bairro Colônia Antônio Aleixo, as linhas que atendem o cemitério Santo Alberto são: 085 e 604.
Trânsito
O IMMU atuará com 203 agentes de trânsito e fiscais de transporte no gerenciamento e organização do trânsito nas imediações dos cemitérios. Motoristas devem estar atentos às interdições e desvios, que iniciam à 0h de domingo (2/11).
No cemitério São João Batista, a rua Maceió será interditada no sentido bairro/Centro entre a rua Domingos Lima e a avenida Álvaro Botelho Maia. O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima, e posteriormente à esquerda para a avenida Joaquim Gonzaga Pinheiro (antiga Santos Dumont) e avenida Álvaro Maia. No sentido Centro/bairro, haverá interdição entre a avenida Álvaro Maia e a Marciano Armond, no horário da missa.
Nas imediações do cemitério Tarumã, os retornos em frente ao cemitério serão interditados. Agentes atuarão na avenida do Turismo para facilitar a circulação em direção aos bairros da região.
Por fim, em relação ao cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, a avenida Coronel Pedro de Souza será interditada entre a rua Brasília e a rua São Benedito.
O IMMU fará, ainda, o gerenciamento do trânsito nos demais cemitérios da capital.



 
 
