Garis da capital amazonense retiram cerca de 35 toneladas de resíduos jogados nos rios pela população
A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã deste domingo (11), o transporte de aproximadamente 400 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias para o aterro sanitário da cidade.
O material retirado das orlas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) foi transportado do Porto Trairi, no bairro do bairro de Santo Antônio, na Zona Oeste, até o aterro, localizado no km 19, da rodovia AM–010 (Manaus-Itacoatiara).
Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados.
O trabalho de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 35 toneladas de lixo por dia. Grande parte desses materiais retirados das águas é composta de garrafas PETs, descartáveis e artigos domésticos, que poderiam ser reciclados.
Diariamente a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 km de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, Igarapé do Franco, Igarapé do 40, Marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), Praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima.
Segundo o diretor de Operações da Semulsp, Laurimar Costa, o lixo retirado é do trabalho realizado pela secretaria de segunda a sábado de todas as regiões da cidade.
“O transbordo é feito aos domingos para não provocar tanstornos no trânsito da cidade”, explicou Costa.