Portal Você Online

Prefeitura de Manaus retira 700 toneladas de lixo de rios e igarapés

A Prefeitura de Manaus realizou neste domingo (16) o transbordo de 700 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias.

O descarte recolhido pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) foi levado do Porto Trairi, no Santo Antônio, Zona Oeste da cidade, até o Aterro Sanitário Municipal, no km 19 da AM–010 (Manaus – Itacoatiara).

A limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 35 toneladas por dia de lixo. Grande parte desse material é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

De acordo com secretário municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, o trabalho diario utiliza redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés.

“Neste domingo estamos realizando, mais uma vez, o transbordo de lixo que é jogado nos igarapés e chega ao rio Negro. O nosso rio precisa ser cuidado por todos nós. Esse é o trabalho incansável, mas é doído e vergonhoso fazermos isso e algumas pessoas não terem consciência do descarte correto do seu lixo, matando os nossos rios e fazendo nossa cidade ser mal vista lá fora. Mas, nós temos tempo para mudar isso e cuidar daquilo que é nosso, dos nossos filhos e netos. Manaus é a nossa casa”, disse Reis

Limpeza diária

São 60 quilômetros de orla percorridos pelas equipes da Semulsp na realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, Igarapé do 40, Marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), Praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *