O prefeito da cidade ressaltou que apenas 42% das doses do Estado foram utilizadas e que mais de 730 mil estão guardadas

Próximo de alcançar a marca de 400 mil pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou neste domingo (30) que vai solicitar ao governo do Amazonas que a capital do estado receba uma parte maior de doses nas próximas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Ele explicou que do total de vacinas repassadas para Manaus, 84% já foram aplicadas na população, restando apenas pouco mais de 100 mil doses que serão destinadas para a segunda vacinação dos membros dos grupos prioritários.
Em comparação, o prefeito salientou que apenas 42% das doses do Estado foram utilizadas, tendo mais de 730 mil guardadas.
“De todas as doses que o interior recebeu, só conseguiu vacinar 42%. Daí, você vê, em nível nacional, a queda do Amazonas. O interior não consegue vacinar em função da logística. No interior, hoje tem mais de 732 mil doses que ainda não foram aplicadas”, justificou David.
O prefeito afirmou ter feito um apelo que nas próximas remessas de vacina, a maioria fique em Manaus. “Assim, vamos conseguir vacinar as pessoas. Já vacinamos de 18 anos a 59 anos, todas as comorbidades. Estamos vacinando o pessoal que trabalha nos aeroportos”.
Para David Almeida está na programação os motoristas de ônibus, agentes de limpeza, garis e “vamos passar, muito provavelmente, já na próxima semana, o calendário com as novas faixas etárias contempladas”, enfatizou.
“Acredito que, com o avançar da vacinação, com a imunização de todas as classes de risco, as pessoas de 60 anos, todas as comorbidades, não venhamos a ter uma terceira onda, porém, caso venha acontecer, nós estamos preparados. Só vamos ter uma condição de não ter a terceira onda com o avançar da vacina. Manaus está em alerta. Eu quero trabalhar com a possibilidade de não haver, mas, caso ela aconteça, nós estamos preparados para dar o suporte necessário”, assegurou o prefeito.
Projeto
O prefeito anunciou que no próximo dia 17 irá apresentar um plano de desenvolvimento de Manaus. Segundo ele, os projetos vão contemplar o setor econômico, a reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), construções de viadutos e passagens de níveis, e a nova etapa do projeto de pavimentação das áreas afetadas pelas chuvas.