
Com o objetivo de liberar as calçadas para os pedestres, a Prefeitura de Manaus, realizou a retirada de objetos e entulhos dos passeios públicos da zona Sul da cidade. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) promoveram a operação “Calçada Livre”, durante toda a quarta-feira (20).
Durante a ação foram visitados 26 estabelecimentos comerciais que depositavam placas publicitárias nas vias, além de pneus, cadeiras e outros objetos.
Os agentes fizeram fiscalização nas avenidas Tefé e Silves, no Japiim, para verificar se os estabelecimentos estavam com objetos na calçada, dificultando a circulação dos munícipes. Após constatar a irregularidade, os proprietários foram orientados a retirar os itens das áreas públicas.
“Essa operação, denominada ‘Calçada Livre’, está sendo realizada para poder permitir que os pedestres e pessoas com mobilidade reduzida possam circular pelo espaço público com segurança. Fiscalizamos as lojas, borracharias, drogarias e orientamos que retirassem esses objetos que prejudicam e muito a mobilidade, além de tornar a cidade desagradável esteticamente”, explicou o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari.
Remoções
Os agentes de trânsito removeram diversos objetos abandonados no espaço público. Eles foram levados para a base operacional do IMMU, localizada na zona Sul. Durante a operação, foram recolhidos seis cadeiras, oito pneus, dois cavaletes e duas placas de publicidade.