
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta última sexta-feira (23), o 1° Workshop de Badminton Escolar. O evento faz parte da programação de Manaus no recebimento oficial da premiação de Cidade Sul-Americana do Desporto 2024.
O workshop foi realizado no Parque Municipal do Idoso, voltado aos profissionais de educação física que atuam em centros esportivos e escolas da gestão municipal. O objetivo é estimular o esporte no desenvolvimento de alunos de todas as faixas etárias.
Os mais de cem professores participantes receberam aulas teórica e prática sobre a modalidade que é olímpica e paralímpica.
Os palestrantes convidados para o workshop são especialistas na modalidade e principais nomes do badminton em Manaus. Eles destacam as vantagens do esporte e seu potencial inclusivo para crianças e adolescentes.
“O badminton é um esporte altamente inclusivo, podemos ter participantes com deficiência física, com deficiência intelectual. Ele faz com que os alunos se interessem pela modalidade, com o objetivo de você acertar a peteca, de você jogar contra o seu colega, contra o seu parceiro da escola. Então, o esporte ajuda no desenvolvimento da criança e do adolescente na questão de coordenação motora, na cumplicidade, na disciplina que o esporte traz”, acrescentou o técnico de badminton, Fernando Taffarel.
A professora Aline Nascimento, que atua na escola municipal Ouvidor Sampaio, na zona rural, afirma que o badminton é um esporte para crianças de todas as idades e o workshop vai auxiliar no desenvolvimento do esporte em Manaus. Ela já incluiu a modalidade em seu plano de aula há dois anos.
“É um esporte muito democrático que as crianças todas adoram participar, um evento como esse, que é o primeiro workshop de Badminton, ele é muito importante para difundir essa modalidade nas demais escolas”, contou a professora.