
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou no domingo (29), a transferência de aproximadamente 500 toneladas de lixo retirados dos rios e igarapés de Manaus nos últimos 30 dias.
O resíduo foi transportado do Porto Trairi, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste, para o Aterro Sanitário Municipal, localizado no KM 19, da AM–010 (Manaus – Itacoatiara).
“Este é o primeiro transbordo do ano de todo o lixo jogado nos igarapés e que chega ao Rio Negro. É de suma importância que a população colabore e nos ajude a manter a cidade, as orlas, os rios e igarapés limpos”, pediu o secretário da pasta, Sabá Reis.
Após a retirada do lixo o material foi colocado em balsas e encaminhado para o aterro sanitário. No local, foram compactados e aterrados.
A limpeza dos igarapés e da orla da cidade retira uma grande quantidade de garrafas PETs descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.
A orla da cidade recebe diariamente limpeza, por meio das equipes da Semulsp. Um trabalho que percorre os 60 km, onde são executadas a retirada de lixo, a varrição e a remoção de grandes objetos, como toras de madeiras e carcaças de embarcações.