Com a decisão, as pistas seguirão liberadas para o tráfego de todos os veículos.
A Prefeitura de Manaus informou neste sábado (23), por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que irá suspender o retorno da sinalização do corredor viário exclusivo para o transporte coletivo da avenida Constantino Nery, prevista para segunda-feira, 1° de agosto.
Na sexta (22), o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, havia comunicado que os condutores seriam orientados quanto ao retorno da “Faixa Azul”.
A prefeitura reforça que nossas equipes de trânsito e transporte estarão nas vias orientando e garantindo a segurança de condutores e pedestres.
Sem funcionar há quase dois anos, o sistema de faixa exclusiva também está presente em trechos das avenidas Umberto Calderaro, Torquato Tapajós e Max Teixeira.
Faixa Azul
O objetivo do corredor exclusivo é priorizar os mais de 200 mil usuários de ônibus que circulam na faixa exclusiva diariamente. A prefeitura esclarece que o objetivo é apenas de orientação e nenhum veículo será autuado.
“O corredor exclusivo das avenidas Mário Ypiranga e Constantino Nery tem o objetivo de priorizar o transporte coletivo urbano da cidade. Nós vamos proporcionar mais fluidez, celeridade e menos tempo de espera aos usuários que utilizam os ônibus nesses corredores”, informou Alexandre Frederico, vice-presidente de transportes do IMMU.
Cerca de 61 linhas de ônibus circulam pelas duas avenidas transportando cerca de 200 mil passageiros de todas as zonas da cidade em direção ao Centro, além dos usuários dos modais de táxis, e veículos de emergência e polícia que precisam transitar com urgência pelos corredores.
Durante o período educativo, os agentes estarão nas plataformas e principais cruzamentos dessas vias e irão sinalizar para que os condutores de veículos de passeio deem prioridade à circulação dos ônibus.