Portal Você Online

Prefeitura vai instalar dez banheiros públicos no Centro de Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou um plano para a instalação de dez banheiros públicos no Centro Histórico de Manaus, além de outras 24 obras propostas que envolvem diretamente dez secretarias e institutos municipais. O plano foi lançado, na terça-feira (12), pelo prefeito David Almeida e secretários, com o prazo de execução entre dezembro deste ano e maio de 2024.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que coordena o plano integrado, já tem projetos em desenvolvimento dos dez banheiros públicos e vai iniciar os estudos para o Memorial do Basa, além de ter em execução as obras do Mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, Largo de São Vicente e Píer Turístico.

A prefeitura tem comodato para desenvolver o Centro Cultural Severiano Mário Porto, que prevê a cessão do prédio histórico do Banco da Amazônia, na rua 7 de Setembro, pelos próximos 15 anos, com a recuperação da arquitetura original do prédio, assinada pelo autor, o arquiteto Severiano Porto.

“Estamos concluindo a primeira etapa do programa ‘Nosso Centro’ com a entrega das obras em fevereiro, e estamos iniciando a segunda etapa agora em dezembro, com o plano que envolve desde ações de emprego e renda, com a Semtepi, até turismo e cultura, com a Manauscult, e sem esquecer da infraestrutura, com o recapeamento de ruas, recuperação de calçadas, drenagem”, disse o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

A partir de janeiro há previsão de instalação de novos mobiliários urbanos no Centro, com paradas de ônibus com estruturas mais modernas e eficientes, ampliando o conforto e proteção aos usuários, e será feita a licitação para a construção de dez banheiros públicos com anexo para negócios e publicidade, dando sustentabilidade econômica aos equipamentos.

“Os banheiros serão instalados no largo da praça da Matriz, na área do mercado municipal Adolpho Lisboa, em praças públicas do entorno, dando maior conforto à população. A matriz de responsabilidade também envolve atividades das festividades de Natal, como a Parada Natalina realizada pela prefeitura”, comentou Valente.

Um dos destaques do plano é a sinalização viária e turística, horizontal e vertical, nos corredores do Centro, que vai aumentar a segurança de motoristas e pedestres e melhorar o fluxo do trânsito.

“A sinalização terá o nome dos logradouros, CEP e um QRCode para identificar elementos turísticos e arquitetônicos próximos à região. O prefeito David Almeida tem como meta principal o investimento maciço para dar uma nova dinâmica ao Centro da cidade, espaço fundamental para a economia, tanto na questão turística quanto arquitetônica, histórica e social”, disse o diretor-presidente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *