
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá na próxima segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que fará visita oficial ao Brasil.
De acordo com a programação divulgada pelo Planalto, Lula e Fernández tratarão dos principais temas da agenda bilateral. Em seguida, o governo brasileiro oferece a Fernández um almoço no Palácio Itamaraty.
Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma nova grave crise na economia, com desvalorização do peso – a moeda local – perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação no país vizinho chegou a 104% ao ano.
Ao tomar posse em seu terceiro mandato como presidente do Brasil, em janeiro deste ano, Lula visitou a Argentina em sua primeira viagem internacional nesta gestão. E apesar da severa crise econômica que há tempos assola o país, o petista afirmou que os argentinos tiveram bons resultados no ano passado (2022) em três áreas, e citou a economia como uma delas.
– A Argentina terminou o ano de 2022 em uma situação privilegiada. Não apenas na economia, na política, mas no futebol – disse Lula, ignorando absolutamente a realidade.
Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. A visita desta segunda-feira será o quinto encontro entre os chefes de Estado só neste ano.
*Com informações da Agência Brasil


