Na tarde desta segunda-feira (3), a presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, recebeu a ‘Medalha de Ouro Cidade de Manaus’. A entrega da honraria foi no Gabinete da Presidência do TCE-AM e entregue pelo presidente da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA) e da Casa do Escritor Júlio Antônio Lopes, jornalista Rômulo Sena, junto da comissão de escritores composta pelos advogado e jornalista Júlio Antônio Lopes, escritor e conselheiro de cultura de Manaus João Bosco Rocha.
“Receber a Medalha de Ouro Cidade de Manaus é uma honra imensa. Essa homenagem representa o reconhecimento do trabalho que temos realizado à frente do TCE-AM, sempre com compromisso, transparência e dedicação ao serviço público. Divido essa conquista com todos os servidores da nossa instituição”, declarou a conselheira-presidente.
Instituída pelo jornalista e escritor Rômulo Sena, a honraria é concedida às autoridades e homenageados em reconhecimento aos trabalhos em prol do desenvolvimento da capital e do estado do Amazonas, bem como do país. Setenta personalidades de Manaus, entre parlamentares, professores e advogados, receberam a Medalha.
Conforme o idealizador da medalha, a concessão da honraria à conselheira-presidente da Corte de Contas era um nome certo para estar entre os agraciados por toda a sua longa trajetória no serviço público e à causa da mulher.
“A conselheira Yara Amazônia Lins tem uma trajetória. Passou por muitos cargos, foi taquígrafa, é uma grande mulher, guerreira e comprometida com o Amazonas. Diante da sua biografia, eu, junto de outros membros, vimos que ela poderia receber a comenda por tudo que já fez e poderá fazer” afirmou o presidente da ALACA, Rômulo Sena.
Manauara, Yara Amazônia Lins começou como taquígrafa no TCE em 1975, e ocupou cargos como: auditora-adjunta (1989) e auditora (2002). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), foi nomeada para o cargo de conselheira em 2014.
Em sua primeira gestão, ela liderou o processo de modernização do Tribunal com a implementação de um dos maiores data centers da região Norte. No seu atual mandato, iniciado em 2024, Yara Lins tem reafirmado o compromisso com a valorização dos servidores e o foco na humanização da gestão, especialmente com a criação da Ouvidoria da Mulher do TCE-AM, que visa dar às mulheres poder de fala e de ação.
Ainda em 2024, Yara Amazônia Lins foi reeleita para liderar a Corte no biênio 2026-2027, se tornando a primeira conselheira a conquistar um mandato consecutivo na história da Corte de Contas amazonense, além de ser a primeira a liderar a instituição por três mandatos.