
Policiais militares e agentes da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas realizaram, na manhã desta quarta-feira (10), uma “operação pente fino” nos cinco presídios que fazem parte do complexo penitenciário de Manaus, no km 8 da BR-174, rodovia que liga a capital amazonense a Boa Vista, em Roraima.
A revista é realizada após a morte de detento de 21 anos, na terça-feira (18), durante uma briga com outro colega de cela, no Instituto Penitenciário Antônio Trindade (Ipat).
A movimentação no complexo penitenciário já havia começado na última sexta-feira (14) com a suspensão das visitas dos familiares aos presos por 30 dias em todas as unidades do estado.
Na semana passada, também houve a suspensão, por 30 dias, de visitas presenciais em todas as unidades prisionais da cidade.
Segundo a Seap, a movimentação é um procedimento de rotina. “A revista é uma uma ação de rotina, prevista no Procedimento Operacional Padrão, que prevê a ativação da operação Cérberus com o objetivo de preservar a ordem e a estabilidade do sistema penitenciário”, disse a secretaria em nota distribuída a imprensa.