A polícia amazonense prendeu no final desta tarde um dos envolvidos no ataque a tiros contra um carro da Polícia Civil que transportava três presos para uma audiência de custódia, no Fórum de Justiça de Manaus, que deixou quatro feridos e um morto, nesta quinta-feira (6).
O carro dos atiradores foi localizado e interceptado pelo sistema Paredão, de monitoramento por câmeras das ruas da capital do Amazonas, nas proximidades da saída da cidade que dá acesso a rodovia BR-174 (Manaus – Boa Vista) e AM-010 (Manaus – Itacoatiara). Outros dois suspeitos de envolvimento no ataque seguem foragidos.
“Três horas após a ocorrência, nós já tivemos a prisão do primeiro suspeito. Com a utilização do nosso equipamento Paredão e também com as polícias nas ruas, conseguimos com isso a prisão do primeiro suspeito. Estávamos também com o auxílio do nosso helicóptero percorrendo a área. Isso aí para demonstrar a ação rápida da Polícia Militar e da Polícia Civil. Determinação do governador Wilson Lima, esse tipo de ocorrência não pode ficar nessa situação. Foi uma resposta rápida”, afirmou o secretário de Segurança do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, em entrevista coletiva após a prisão do suspeito.

Presente na coletiva de imprensa, o comandante PM do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou o trabalho integrado das forças de segurança pública do Estado. Disse que isso demonstra duas coisas importantes:
“Primeiro, o uso da tecnologia do Paredão é fundamental para nós termos, efetivamente, segurança pública; e o segundo, que é a união das polícias Militar, Civil e Secretaria de Segurança, como um todo, para poder levar segurança à sociedade, cumprindo a determinação do governador Wilson Lima”, completou.

“Usamos o cerco inteligente, identificamos um dos autores, a Polícia Militar fez toda a parte de cerco, o Core (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais), acabou por prender o suspeito e ele está sendo encaminhado para a Delegacia de Homicídios. Mas, antes, a gente vai fazer local, verificação e as perícias necessárias para que a gente possa subsidiar de prova a participação dos demais”, reforçou a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz.

Paredão
O Paredão está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e pode ser operacionalizado de maneira integrada pelas forças de segurança pública do Estado. O sistema formado por 500 câmeras possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.
O sistema permite identificar, avaliar, acompanhar e coordenar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra à ordem pública e à segurança de pessoas e patrimônios.