
Vinte internos do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), localizado no Km 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista) começam, nesta terça-feira (20), o curso profissionalizante de Refrigeração. As aulas terão carga horária total de 160 horas e realizadas por meio de uma parceria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
No curso, os reeducandos receberão conteúdo sobre refrigeração, manutenção, montagem e higienização de condicionadores de ar, câmaras frigoríficas, bebedouros, geladeiras e automotivos.
O curso de capacitação faz parte do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, implementado pela Seap.
Segundo o instrutor, José Orlando Freire, a qualificação será fundamental para a ressocialização dos apenados. “Com este curso abrangente de refrigeração, os reeducandos não terão dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho, afinal, é um serviço muito requisitado”, disse ele.
Procap – Programa desenvolvido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que visa implementar oficinas de capacitação profissional e de trabalho nos estabelecimentos carcerários em todo o Brasil.
No Amazonas, as ações são realizadas sob a coordenação do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), por meio do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap).


