A PREVBarcos permite um atendimento semelhante ao das agências da Previdência Social, incluindo serviços como avaliação social e perícia médica.

Os PREVBarcos, unidades flutuantes da Previdência Social, estão navegando em direção a dez municípios do Amazonas neste mês de maio.
Essas unidades itinerantes levam serviços diretamente às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, alcançando áreas onde as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não estão presentes.
Na Calha do Purus, os atendimentos serão realizados em Canutama, Tapauá e Beruri. Já na Calha do Rio Negro, as comunidades de Novo Airão, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira serão beneficiadas. Na Calha do Juruá, os atendimentos estão programados para Itamarati, Carauari e Juruá.
Confira as datas de atendimentos:
PREVBARCO MANAUS I:
- Canutama: até dia 10/05
- Tapauá: 13/05 a 24/05
- Beruri: 27/05 a 07/06
- Barcelos: até 10/05
- Santa Isabel do Rio Negro: 13/05 a 24/05
- São Gabriel da Cachoeira: 27/05 a 21/06
PREVBARCO MANAUS III:
- Itamarati: até hoje 03/05
- Carauari 06/05 a 24/05
- Juruá: 27/05 a 07/06
A PREVBarcos permite um atendimento semelhante ao das agências da Previdência Social, incluindo serviços como avaliação social e perícia médica. Diariamente, até 100 pessoas podem ser atendidas em cada unidade flutuante, que conta com uma equipe de servidores técnicos, analistas e pessoal de apoio.
O processo de atendimento é cuidadosamente organizado, com senhas distribuídas por servidores da unidade, garantindo uma ordem de prioridade de serviços que inclui perícia médica, aposentadorias, pensões e salário-maternidade.
O objetivo principal é conceder benefícios a quem tem direito, mas para isso é essencial que os segurados estejam com sua documentação pessoal e médica em dia.
Um processo de triagem em terra firme é conduzido antes do atendimento nos PREVBarcos. Segurados que não estiverem com a documentação correta são orientados a providenciar os documentos necessários para uma próxima oportunidade.
Aqueles que possuem toda a documentação em ordem podem dar entrada em seus pedidos. Somente após essa avaliação, os segurados são encaminhados à embarcação, que conta com dez camarotes para garantir conforto durante o processo.
O público de maior demanda para esses serviços é composto por segurados especiais e parte da população que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), conforme previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). O BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda.


