
A 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins começou na noite desta sexta-feira (28), na ilha no meio do Rio Amazonas a 370 km de Manaus, com o luxo e a beleza de alegorias gigantescas do Boi Caprichoso e apresentação raiz do Garantido, que levantou a galera vermelha ao som de toadas que fizeram sucesso ao longo da história do bumbá da Baixa do São José.
O Caprichoso foi o primeiro a se apresentar abusando do azul nas cores e com figurinos e coreografia que encheram a arena de luxo. O boi azul proclamou o triunfo do povo com foco nas culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia brasileira.
A diversidade dos povos, negros, indígenas, ribeirinhos, mestres da cultura popular local também ficaram em destaque em rituais num ambiente e cenário digno de opera popular a à céu aberto. O tema deste ano foi “Cultura – O Triunfo do Povo”, apresentando o subtema “Raízes: O Entrelaçar de Gentes e Lutas”, que resumiu toda a apresentação do touro negro.
O espetáculo contou com alegorias gigantes, toadas tradicionais e entradas marcantes, como a da cunhã-poranga Marciele Albuquerque Manduruku, que encantou a todos ao se transformar em serpente, com a lenda amazônica “A Dona da Noite”.
O Garantido se apresentou em seguida com o tema “Segredos do Coração”, que será levada para a arena nos três dias de duração do Festival.
O boi entrou com a sua tradicional batida no tambor e fez a contagem para começar a apresentação com o entusiasmo da galera que levantou o Bumbódromo. O bumbá vermelho destacou a Amazônia como o centro da resistência dos negros e povos originários, nordestinos e todos os mistérios que rodeiam essa resistência, chegando até a criação do boi pelo mestre Lindolfo Monteverde.

O grande destaque da noite foi a apresentação da ex-BBB e cunhã-poranga do boi Isabelle Nogueira, que foi cantada em verso e prosa pelo amo do boi Garantido. Durante a sua apresentação ela transformava sua alegoria em uma onça pintada. Ele foi tratada como estrela da festa e responsável pelo sucesso do evento, que teria se tornado atração nacional após seu terceiro lugar no BBB 24 da rede Globo.


