
A obra de “retrofit” realizada no prédio Alcyr Matos, na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Guilherme Moreira, no Centro de Manaus, foi inspecionada nesta segunda-feira (27), por representantes do Ministério das Cidades, Secretária do Patrimônio da União (SPU) e Caixa Econômica Federal. Este é último passo antes da entrega oficial do local às 46 famílias atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida-Entidades (MCMV-E).
O Alcyr Matos pertencia ao Governo Federal e foi doado para União Nacional por Moradia Popular (UNMP), entidade que coordenou em 2016 a ocupação do prédio onde funcionou repartições públicas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, por último, Controladoria Geral da União (CGU).
Em 2023, o Governo Federal tomou a decisão de usar prédios da União para a construção de moradias populares e, no Amazonas, o Alcyr Matos é o primeiro que será entregue a famílias em estado de vulnerabilidade social por meio do MCMV-E e com obras de retrofit.
Conforme o Ministério das Cidades, o retrofit é um processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente. É feita uma reforma com materiais de alta qualidade e entregue para moradias populares
O movimento União Nacional por Moradia Popular defendeu a ocupação do prédio, lá em 2016, alegando que ele não cumpria mais a função social de um imóvel público ao ser abandonado pelos órgãos de origem e não receber uma nova destinação pela SPU.
Com a volta do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, abandonado pelo governo anterior e retomado pelo atual, esse edifício foi incluído em um processo chamado retrofit, que é a recuperação e adaptação de prédios públicos para utilização como moradia, reaproveitando imóveis e dando uma nova configuração social às cidades, eliminando espaços ociosos e garantindo moradia as famílias que não possuem.
Atualmente a ocupação do Alcyr Matos é coordenada pelo Movimento de Mulheres por Moradias, entidade social de Manaus, ligada à União Nacional por Moradia Popular (UNMP), entidade social nacional.
Mais prédios da União no Amazonas Meu Lar
Nesta semana o Governo do Amazonas lançou edital para a reforma do antigo prédio da Receita Federal, também localizado no Centro. O edifício de 17 andares será adaptado para o Programa Amazonas Meu Lar e abrigará famílias da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida – com renda bruta mensal de até R$ 2.640.
A reforma do edifício inclui a transformação das salas em 128 apartamentos, cada um com quarto, sala, cozinha e banheiro. O imóvel, pertencencia à SPU e foi doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para servir de habitações de interesse social.