Inspirada na tradição americana de grandes liquidações, a Black Friday, promovida no fim de novembro, atrai muitos consumidores em busca de ofertas. Para garantir uma experiência de compra segura e consciente, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) orienta que os consumidores façam pesquisas de preços com antecedência e lembra que as promoções devem seguir os procedimentos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Fraxe também reforça a importância de exigir uma nota fiscal e alerta sobre compras por impulso. “Outra questão importante é exigir sempre nota fiscal na hora da compra, pois é com ela que o consumidor fará jus aos direitos de garantia se por acaso ocorrer defeito, vício aparente ou oculto no produto adquirido.
Outro ponto bastante importante é planejar a compra não se esquecendo que no início do ano os gastos aumentam como IPTU, IPVA, material escolar, etc”, finaliza.
Dicas do Procon para a Black Friday
- Planeje suas compras;
- Acompanhe os preços com antecedência;
- Verifique a reputação das lojas;
- Fique atento às políticas de troca e devolução;
- Cuidado com ofertas muito tentadoras;
- Cheque a segurança do site;
- Exija nota fiscal;
- Evite compras por impulso.
Denúncias e Reclamações
Caso você enfrente problemas durante a Black Friday, como propaganda enganosa, falhas na entrega ou produtos fora das especificações, procure o Procon-AM por meio dos números (92) 33215-4009 ou 0800 092 1512 ou através do correio eletrônico fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, informando a descrição dos fatos e enviando os comprovantes da compra.