Portal Você Online

Procuradoria quer Bolsonaro impedido de concorrer a eleições

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que declare a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, impedindo assim futuras candidaturas do antigo chefe de Estado a cargos públicos pelo período de oito anos.

A informação foi da Folha de S. Paulo e dá conta de que o despacho da Procuradoria-Geral Eleitoral foi entregue na noite de ontem (12) ao Tribunal Superior Eleitoral.

Em causa está uma iniciativa que surge na sequência das suspeitas de que Jair Bolsonaro terá exercido abuso de poder durante uma reunião, no Palácio da Alvorada, com dezenas de embaixadores estrangeiros, em julho passado.

Em momento de pré-campanha para as eleições presidenciais que se aproximavam, o então presidente brasileiro lançou suspeitas acerca da fiabilidade do sistema de votação eletrônica.

Caso seja considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, Jair Bolsonaro ficará impossibilitado de concorrer a eleições pelo período de oito anos – prazo que começa a contar desde o último escrutínio, em finais de 2022.

Esta é a mais recente polémica sobre o ex-chefe de Estado brasileiro, que viu os seus apoiadores, em janeiro passado, a invadir as sedes dos três poderes do Estado brasileiro – o Congresso, o Supremo Tribunal e o Palácio do Planalto.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *