Atualmente, 258 proerdianos integram as fileiras do curso de formação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), como alunos soldados.
Para esses jovens, o Proerd transcendeu a missão de conscientização sobre os dilemas enfrentados por eles, na infância e juventude.
Funcionou como catalisador para impulsioná-los a escolherem um caminho de serviço à comunidade e comprometimento na segurança pública.
O aluno soldado Levy Costa afirma que o conhecimento fornecido pelo programa foi além dos temas relacionados às drogas e violência.
Questões abordadas com respeito, responsabilidade e resiliência contribuíram para que hoje ele escolhesse fazer parte da Polícia Militar do Amazonas.
O aluno soldado e proerdiano Rodrigo Sena relata que participou do programa em 2009, quando estudava na Escola Municipal Creuza Abess Farah, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). E que, nesta época, teve a oportunidade de receber orientação sobre a importância de não usar drogas e se envolver com algo ilícito.
“Tive a oportunidade de conviver de perto com a Polícia Militar. Desde então, essa experiência me trouxe a conscientização de sempre buscar algo melhor para mim e minha família. Hoje, estou na corporação certamente em função dessa orientação que recebi quando era criança pelo Proerd, e espero poder contribuir com a sociedade por meio da Polícia Militar”, afirmou.
À medida que esses ex-alunos do Proerd se preparam para assumir seus papéis como policiais militares, eles personificam não apenas a eficácia do programa, mas também representam a continuidade de um serviço com legado e compromisso.
Transmitindo valores que moldam não apenas suas carreiras, mas também a segurança e a integridade da sociedade que juraram proteger.
Sobre o Proerd
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) comemorou, em 2023, os 21 anos de atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
A ação foi implantada em 2002, inicialmente, na cidade de Manaus, e depois chegou aos municípios da Região Metropolitana e do arco de fronteira.
Até agora, mais de 680 mil estudantes foram atendidos pelo programa, que trás, em sua essência, a conscientização de crianças e jovens sobre a importância de manter-se afastados das drogas e orientação sobre dilemas que envolvem a infância e juventude.
O programa consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a PMAM, a escola e a família. Promovendo uma educação pautada em valores como a responsabilidade, respeito e a tomada de decisões conscientes.
Os resultados impressionantes não se limitam apenas à sala de aula, mas ecoam positivamente na trajetória de vida dos participantes.