Com a finalidade de debater e apresentar as estratégias e ações pedagógicas para o ano letivo de 2023, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira (14), a abertura da “Jornada Pedagógica 2023”, com a participação de professores, gestores, pedagogos e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O evento ocorreu no auditório Luís Geraldo Pontes Teixeira, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A ação segue até a próxima quinta-feira, 15, sendo coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege).
Todos os responsáveis pelas divisões, gerências, centros e programas, coordenados pelo Dege, estarão participando, totalizando 23 setores.
De acordo com o diretor do Dege, Anézio Mar, esse momento de partilha e planejamento possibilita alinhar as metas, a fim de alcançar o público-fim da secretaria de modo exitoso.
“Em 2022, realizamos um grande redimensionamento na parte pedagógica da Semed e preparamos um planejamento visando qualificar ainda mais a nossa educação pública municipal. Nesse sentido, a Jornada Pedagógica apresenta as principais ações, projetos, programas, ligadas ao departamento pedagógico.
Novidades
Além disso, Anézio Mar também confirmou que haverá novidades e novos direcionamentos. “Teremos novidades, como o sexto tempo, reforço no contraturno, melhor acompanhamento familiar, que vão contribuir efetivamente na aprendizagem do nosso estudante.
Sabemos da importância de todas essas ações pensadas dentro da Semed e articuladas com nossos professores e assessores pedagógicos para que tenham impacto de forma efetiva na educação”, pontuou.
Apresentações
De modo lúdico, com um cenário fazendo alusão a uma entrevista, a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) apresentou o planejamento das suas ações para 2023.
A chefe da DDPM, Inês Alcântara, coordenou a apresentação e explicou sobre a integralidade das atividades planejadas para o próximo ano.
“Para 2023, temos várias formações, mas com um diferencial, que é o trabalho integrado junto com as duas gerências, a Gerência de Formação Continuada (GFC) e a Gerência de Tecnologia Educacional (GTE).
Nos anos anteriores, o trabalho dessas duas gerências ocorria separado. O diferencial da gestão pedagógica atual é o trabalho integrado entre as duas gerências e as demais divisões do Dege”, ressaltou.