Portal Você Online

Professores do IComp/Ufam são condecorados com Medalha do Exército Brasileiro

Dr. José Luiz de Souza Pio e Dra. Rosiane de Freitas Rodrigues recebem honraria por suas contribuições acadêmicas e sociais em prol da Amazônia

O Exército Brasileiro realizou solenidade de entrega de medalhas a personalidades civis e militares no Comando Militar da Amazônia (CMA). Entre os homenageados, dois professores do Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram condecorados com a Medalha do Exército Brasileiro: o professor Dr. José Luiz de Souza Pio e a professora Dra. Rosiane de Freitas Rodrigues. A honraria reconhece as significativas contribuições de ambos para a educação, a ciência e tecnologia e o desenvolvimento regional.

A Medalha do Exército é concedida a civis e militares que se destacam por serviços notáveis prestados à sociedade e ao país. A cerimônia pelo Dia do Soldado foi prestigiada por autoridades civis, acadêmicas e militares no Quartel-General do CMA, localizado na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

Em depoimento, o professor Dr. José Luiz de Souza Pio ressaltou o significado simbólico da homenagem. “Receber a medalha do Exército Brasileiro é, para mim, uma honra imensa e motivo de grande alegria. Essa condecoração representa uma parte importante da minha trajetória baseada nos princípios e valores que recebi em minha formação como oficial do Exército Brasileiro e que pautaram a minha vida acadêmica na luta pelo avanço científico e tecnológico da Amazônia e do nosso País. Ao mesmo tempo, marca o início de uma nova etapa, em que sigo defendendo essas mesmas causas em conjunto e com o apoio do Exército Brasileiro”, disse o docente.

Já a professora Dra. Rosiane de Freitas Rodrigues enfatizou a relevância da aproximação entre a universidade e instituições estratégicas como o Exército Brasileiro. “Me sinto muito honrada por ter tido essa deferência. Nós da Ufam, do Instituto de Computação, temos mantido uma interação muito grande com o Exército Brasileiro. Ano passado foi criado o Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia e outras ações que me envolveram e fizeram com que eu chegasse aqui hoje. Fico muito feliz em poder contribuir nessa parceria”, afirmou.

O Coronel Manoel Fernandes Amaral Filho, chefe do Escritório do SisDIA (Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército no Amazonas – Setor que realiza a interação entre o Exército Brasileiro, a Academia e o Setor Produtivo, também prestigiou a cerimônia e enfatizou a importância das contribuições dadas pelos pesquisadores do IComp/Ufam.

“A solenidade hoje marca o quanto a Força Terrestre valoriza a Educação , a Ciência e a Tecnologia . Esse relacionamento profícuo entre o Exército e a Academia, em particular a UFAM e, nela, o IComp, faz com que cresçamos e melhoremos no cumprimento da nossa missão constitucional. Principalmente, para que juntos, ajudemos a desenvolver a nossa Amazônia e, por consequência, o nosso País. Ciência e tecnologia tem tudo a ver com a Defesa e com desenvolvimento, então essa medalha marca essa valorização”, destacou o coronel.

O Instituto de Computação da Ufam parabeniza os professores Dr. José Luiz de Souza Pio e Dra. Rosiane Rodrigues pela merecida condecoração. A homenagem enaltece o compromisso do IComp com a excelência acadêmica, a inovação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *