Portal Você Online

Profissionais de saúde do ‘Brasil Conta Comigo’ continuam no hotel sem trabalhar

Médicos, enfermeiros e técnicos da área médica estão quase um mês em um hotel de Manaus sem conseguir trabalhar na rede municipal de saúde e se queixam de humilhações

PROFISSIONAIS DA SAÚDE CONTRATADOS PELO GOVERNO FEDERAL RECEBEM ...

Profissionais de saúde de vários estados brasileiros continuam hospedados há 27 dias em um hotel no Pólo Industrial de Manaus sem conseguir trabalhar. Após resolver tramites burocráticos contratuais com o governo federal e serem alocados na rede estadual, um grupo segue sem ter o que fazer porque não consegue ser integrado no sistema municipal.

Enfermeiros, médicos, intensivistas gravaram vídeos que circularam nas redes sociais por todo o país denunciando o descaso com a situação. Eles se queixam que não aguentam mais e se dizem humilhados em Manaus.

Em um dos depoimentos, um profissional diz que colegas saem às 7h da manhã para trabalhar no hospital municipal de campanha Gilberto Novaes, mas voltam logo em seguida para o hotel porque foram informados que não precisam deles lá.

“Esses profissionais estão sendo maltratados aqui em Manaus. Essa cooperativa chamada coopenure tem humilhado, falado que não precisa desse trabalho do Ministério da Saúde. Nos queremos uma solução, estamos revoltados aqui com essa situação e pedimos apoio das autoridades. Trinta dias dentro de um hotel, alguém tem de fazer alguma coisa. Não dá mais mesmo. Estamos sendo muito humilhados aqui em Manaus”, desabafou um profissional. Veja o vídeo:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclareceu que o atraso na contratação de profissionais, por parte do Ministério da Saúde (MS), para atuar em Manaus impossibilitou a lotação imediata de 31 especialistas de outros estados.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ele esteve reunido com o grupo, juntamente com representantes do Ministério da Saúde e agradeceu o apoio dos profissionais “que deixaram suas cidades e vieram somar esforços nessa batalha em Manaus”.

“A questão é que um pequeno número não aceita trabalhar em determinados locais e horários. Alguns são residentes em Manaus e precisam conciliar o plantão que já fazem em outros empregos, além de não mostrarem disposição em atender a população vulnerável”, afirmou Magaldi.

Profissionais já reforçam a rede estadual

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que, atualmente 111 profissionais do programa ‘Brasil Conta Comigo’ já estão atuando nas unidades estaduais. Outros 48, vão ser incorporados ao sistema, conforme informação do Ministério da Saúde ontem (28).

Desses profissionais, 53 foram enviados ao Hospital de Combate ao Covid-19, referência no tratamento da doença e hospitais com sala rosa. “Até o momento, esses profissionais não apresentaram reclamações ou descontentamento quanto ao suporte oferecido pela Susam e logística de trabalho estabelecida pela secretaria”, informou a pasta.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *