Portal Você Online

Programa Mais Médicos abre inscrições para mais de 2 mil vagas

No Amazonas as inscrições são ofertadas para 23 municípios e 4 distritos indígenas , com total de
para 51 vagas.  Confira os locais

O Governo Federal divulgou, através do Ministério da Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o novo edital de seleção para preenchimento de 2.036 vagas no Mais Médicos, programa que faz parte de um amplo esforço governamental, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

As 2.036 vagas estão distribuídas em várias cidades do interior de Goiás, Acre, Bahia, Roraima, Pará, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Amapá, Paraná, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso.

Para a execução das ações de aperfeiçoamento no âmbito do Projeto será concedida aos médicos participantes bolsa-formação com valor mensal de R$ 11.865,60 (onze mil e oitocentos e sessenta e cinco reais e sessenta centavos), que poderá ser paga pelo prazo máximo de 36 (trinta e seis) meses, prorrogáveis apenas na hipótese prevista na Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013 e respectivas alterações.

Requisitos

Poderão participar do processo de seleção promovido pelo presente Edital, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, observada na seleção a seguinte ordem de prioridade:

  • Médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País; e
  • Médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da Medicina no exterior.
  • Constituem requisitos indispensáveis para a participação dos médicos de que trata o edital;
  • Possuir diploma de graduação em medicina em instituição de educação superior brasileira legalmente estabelecida e certificada pela legislação vigente; ou possuir diploma de graduação em medicina obtido em instituição de educação superior estrangeira revalidado no Brasil, na forma da lei;
  • Possuir habilitação em situação regular para o exercício da medicina, mediante registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
  • Não ser participante de Programa de Residência Médica;
  • Não estar prestando o Serviço Militar Obrigatório no período de vigência do Projeto;
  • Não possuir vínculo de serviço com carga horária incompatível com as exigências do Projeto;
  • Estar em situação regular perante autoridade competente na esfera criminal no Brasil.
  • Para fins de comprovação dos dispostos no edital, o médico participante prestará declaração, que ficará registrada no Termo de Aceite, quando do preenchimento do formulário de adesão, sob as penas da lei.
  • Para fins de comprovação do cumprimento do disposto no edital, na hipótese de ser participante de Programa de Residência Médica, o médico interessado deverá anexar no momento da confirmação da vaga no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) o comprovante do seu pedido de desligamento formalizado junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
  • Constituem requisitos indispensáveis para a participação dos médicos de que trata o edital.
  • Estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral no Brasil, se brasileiro;
  • Sendo do sexo masculino, estar em situação regular com as obrigações militares no Brasil, se brasileiro;
  • Possuir diploma de conclusão da graduação em medicina em instituição de educação superior estrangeira;
  • Possuir habilitação em situação regular para o exercício da medicina no exterior;
  • Estar em situação regular: a) perante autoridade competente na esfera criminal do país em que está habilitado para o exercício da medicina no exterior, mediante documento expedido em até 2 (dois) anos antes da data de publicação deste Edital; e b) perante autoridade competente na esfera criminal no Brasil se brasileiro, e, sendo estrangeiro, se residiu ou se aqui residente;
  • Possuir conhecimentos de língua portuguesa; entre outras.

Inscrição

As inscrições para adesão ao Projeto podem ser realizadas entre os dias 27 e 29 de maio de 2019, exclusivamente, no endereço eletrônico oficial (http://maismedicos.gov.br).

O Mais Médicos

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Nesses dois anos, o Mais Médicos conseguiu implantar e colocar em desenvolvimento os seus três eixos pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos, a expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica em várias regiões do país, e a implantação de um novo currículo com uma formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.


AMAZONAS

 –  No Amazonas, a nova etapa do programa “Mais Médicos” vai disponibilizar 51 vagas para 23 municípios e quatro distritos indígenas no Amazonas. O novo edital prioriza locais com altos índices de vulnerabilidade social.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vagas serão para os profissionais do Mais Médicos atenderem as populações de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os médicos devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios a partir de junho.

Vagas

  1. Jutaí – 1 vaga
  2. Santa Izabel do Rio Negro – 1 vaga
  3. Alvarães – 1 vaga
  4. Autazes – 1 vaga
  5. Barcelos – 1 vaga
  6. Beruri – 1 vaga
  7. Carauari – 1 vaga
  8. Coari – 1 vaga
  9. Humaitá – 5 vagas
  10. Ipixuna – 1 vaga
  11. Juruá – 1 vaga
  12. Lábrea – 2 vagas
  13. Manacapurú – 6 vagas
  14. Manaquiri – 2 vagas
  15. Maués – 6 vagas
  16. Novo Airão – 2 vagas
  17. Parintins – 2 vagas
  18. São Gabriel da Cachoeira – 1 vaga
  19. Silves – 1 vaga
  20. Tabatinga – 4 vagas
  21. Tefe – 3 vagas
  22. Urucurituba – 2 vagas
  23. Boca do Acre – 1 vaga

Distritos indígenas

  1. Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões – 1 vaga
  2. Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari – 1 vaga
  3. Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus – 1 vaga
  4. Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins – 1 vaga

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *