Portal Você Online

Festival de Parintins tem programação divulgada; confira as atrações

Os viajantes que estão com as malas prontas com destino ao Festival de Parintins já podem consultar a programação para a festa. O Governo do Amazonas divulgou a programação do evento, que acontecerá nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, na cidade – a 369 km de Manaus, coordenado por várias secretarias e órgãos estaduais.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa vai fomentar o circuito cultural na Ilha no meio do Rio Amazonas, durante todo o evento com artes visuais, música, roteiro de visitação, incluindo o Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, além de espaços de incentivo à economia criativa.

Entre as atrações da cultura está o projeto ‘Parintins Galeria Cidade Aberta’, que recebe o apoio Coca-Cola Brasil e que consiste na revitalização de 10 muros de entidades públicas e privadas da cidade. Este ano, a segunda edição, contará com 11 espaços no roteiro. A curadoria da galeria a “céu aberto” é do historiador e antropólogo Diego Omar.

Outra ação da Secretaria de Cultura é a visitação pública ao Centro Cultural de Parintins, Bumbódromo. O espaço funcionará com esse propósito, do dia 28 de junho a 2 de julho, das 9h às 12h.

O agendamento será pelo portal: cultura.am.gov; sendo 16 grupos por dia, cada um com 10 pessoas. A visitação terá duração de 40 minutos.

O ‘Estação da Cultura’, que concentra uma diversidade de manifestações artísticas, nesta edição, será montada na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Parintins, no período de 26 de junho a 2 de julho, das 9h às 17h.

O ‘Roteiro das Artes’ traz uma catalogação com todas as informações técnicas e ilustrações dos projetos artísticos e de economia criativa realizados pelo Governo do Estado no município. Nesta edição, serão elencados novos projetos da temporada bovina e a comemoração dos 35 anos do Bumbódromo.

“Começamos nossas atividades no dia 26 com a Estação da Cultura, na Praça da Catedral, com atividades culturais e apresentações durante todo o dia. E, a partir do dia 28, ocorre a visitação ao bumbódromo para as pessoas conhecerem as curiosidades que envolvem o espaço. A Galeria da Cidade é também um dos pontos para as pessoas conhecerem as obras dos artistas de Parintins; e temos o Trio Panavueiro em que levamos o festival de Parintins para as ruas”, explica o secretário de Cultura, Marco Apolo Muniz.

Sustentabilidade

As atividades relacionadas à sustentabilidade vão ser realizadas por meio do “Recicla, Galera”, projeto também em parceria com a Coca-Cola Brasil, voltado a destinar a maior quantidade possível de resíduos para a reciclagem.

A meta em 2023 é destinar corretamente 5 toneladas de resíduos. Para tanto, o “Recicla” atuará em três frentes distintas: gestão de resíduos, fortalecimento da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), além de educação ambiental e voluntariado.

“Esse projeto é para integrar, mobilizar a comunidade, catadores, brincantes, voluntários e o comércio, numa dinâmica de transformar o Festival de Parintins próxima daquilo que é a nossa meta, que é um festival Lixo Zero, para que a gente possa oferecer uma experiência participativa também com a responsabilidade ambiental”, disse o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira.

Confira as atrações

Entre as atrações da cultura está o projeto ‘Parintins Galeria Cidade Aberta’ que consiste na revitalização de 10 muros de entidades públicas e privadas da cidade. Este ano, a segunda edição, vai contar com 11 espaços no roteiro. A curadoria da galeria a “céu aberto” é do historiador e antropólogo Diego Omar.

Outra ação é a visitação pública ao Centro Cultural de Parintins, Bumbódromo. O espaço funcionará com esse propósito, do dia 28 de junho a 2 de julho, das 9h às 12h.

O agendamento será pelo portal: cultura.am.gov; sendo 16 grupos por dia, cada um com 10 pessoas. A visitação terá duração de 40 minutos.

O ‘Estação da Cultura’, que concentra manifestações artísticas, nesta edição, será montada na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Parintins, no período de 26 de junho a 2 de julho, das 9h às 17h.

O ‘Roteiro das Artes’ traz uma catalogação com todas as informações técnicas e ilustrações dos projetos artísticos e de economia criativa realizados no município. Nesta edição, serão elencados novos projetos da temporada bovina e a comemoração dos 35 anos do Bumbódromo.

Sustentabilidade

As atividades relacionadas à sustentabilidade vão ser realizadas por meio do “Recicla, Galera”, voltado a destinar a maior quantidade possível de resíduos para a reciclagem. A meta é destinar corretamente 5 toneladas de resíduos. Para tanto, o “Recicla” atuará em três frentes distintas: gestão de resíduos, fortalecimento da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), além de educação ambiental e voluntariado.

Turistódromo

O Turistódromo terá sua terceira edição, desta vez, com espaço ampliado de 600 metros quadrados com instagramáveis e pintura corporal indígena gratuitos, localizado na praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo.

O funcionamento será do dia 27 de junho até o dia 02 de julho, sendo na terça (27), quarta (28) e domingo (02/07) das 9h às 16h, e na quinta (29), sexta (30) e sábado (1º), das 9h às 17h.   No espaço, será entregue um brinde para quem colecionar três carimbos de atrativos turísticos no passaporte personalizado.

Logística de acesso

A entrada será gratuita, mediante a doação de dois itens de uma lista predefinida de produtos não perecíveis. Para cada doação, um CPF será cadastrado para o recebimento de uma pulseira de acesso à festa.

A ação é um resultado da parceria entre a pasta de Cultura e de Assistência Social.

Um posto de arrecadação e armazenagem está sendo mapeado em Parintins para abrigar as doações. De acordo com a SEC, 17 mil pulseiras serão disponibilizadas, sendo 10 mil distribuídas entre os dias 27 e 28 de junho e o restante no dia 29.

“Vamos lançar nos meios de comunicação uma listagem dos itens que iremos arrecadar e a pessoa escolhe dois itens daquela lista e vai em busca da troca da sua pulseira para curtir a festa”, explicou a secretária estadual de Assistência Social, Kelly Patrícia. As trocas serão do dia 27 a 29 de junho e a proposta é que os postos recebam doações voluntárias até o final da temporada bovina.

Kelly Patrícia acrescenta que na segunda-feira (26) um edital será lançado no site da Seas para que as organizações de sociedade civil de Parintins apresentem a documentação e se candidatem a receber as doações.

Acessos

Para assegurar a comodidade do público e não comprometer a logística que envolve o festival, a Secretaria de Cultura montou uma logística de bloqueio de ruas no entorno do Bumbódromo, a partir das 12h de quinta-feira (29).

A estratégia já vem sendo aplicada nos anos anteriores para resguardar as tradicionais filas das galeras dos bumbás (Caprichoso e Garantido) e as alegorias posicionadas na Praça dos Bois.

Para a Festa dos Visitantes estarão disponíveis os seguintes acessos: pista (arena); arquibancada especial e galera Caprichoso; arquibancada especial e galera Garantido.

A previsão de encerramento da festa é 1h da manhã, quando será iniciada a movimentação estrutural e técnica para a primeira noite do festival.

Para reforçar a segurança, uma ação integrada será montada envolvendo servidores da Secretaria de Segurança Pública, entre policiais militares, civis, agentes do Corpo de Bombeiros e Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas) e segurança privada.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *