Portal Você Online

Quase 2 toneladas de carne suína são apreendidas em Manaus

Carga foi apreendida pelos agentes de fiscalização e descartada no aterro sanitário

Durante fiscalização de rotina, equipe da Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) apreendeu mais de 1,9 toneladas de carne suína de procedência desconhecida em um estabelecimento no São José, na Avenida Autaz Mirim, Zona Leste de Manaus.

Os produtos estavam armazenados em um frigorífico e seriam usados para a produção de linguiça, combinados com ingredientes vencidos para disfarçar o aspecto deteriorado.

A Adaf interditou o estabelecimento, que possui o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), e aplicou autos de infração e apreensão.

O proprietário do estabelecimento tem 30 dias para apresentar a defesa junto à Adaf, garantindo a segurança sanitária dos alimentos comercializados no local.

De acordo com a coordenadora de fiscalização da Gipoa, Gisele Torres, as inspeções feitas pela Adaf protegem o consumidor de comprar um alimento sem procedência e com riscos à saúde.

“O trabalho da Adaf resguarda o consumidor de comprar um alimento irregular, verificando durante as fiscalizações como é feita a manipulação desses alimentos que estão sendo comercializados e se todos estão seguindo os nossos parâmetros de qualidade”, destacou Gisele

Para o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, as fiscalizações de rotina são feitas para evitar esse tipo de comércio clandestino de animais.

“Estamos resguardando a saúde pública, além de combater os estabelecimentos clandestinos no estado do Amazonas”, afirmou Araújo.

A Adaf alerta que qualquer produto de origem animal que seja comercializado sem os padrões higiênicos sanitários apresenta risco de infecções ou até de dano irreversível.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *