
Manaus tem 299.061 moradores que não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, segundo os registros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os dados mostram ainda, que 638.924 manauaras também estão com a terceira dose em atraso.
A Semsa tem se reforçado para estimular a campanha vacinal e está com 50 locais de vacinação na capital amazonense, de segunda a sexta-feira.
Entre os pontos de vacinação estão no Studio 5, no Distrito Industrial, Clube do Trabalhador, na Zona Leste e e Arena Amadeu Teixeira, na Constantino Nery, ao kado da Arena da Amazônia, que substitui o Sambódromo.
Já o Shopping ViaNorte, na Zona Norte, e o Parque Cidade da Criança, na Zona Centro-Sul, irão funcionar apenas para a vacinação infantil. O Shopping Phelippe Daou, na Zona Norte, irá atender o público de 12 anos ou mais.
Os endereços, horários e vacinas disponíveis em cada ponto de imunização estão disponíveis no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, faz um apelo para que a população que ainda não tomou a vacina, ou está com doses atrasadas, busquem o imunizante para se proteger contra o vírus.
“A maioria das restrições já foi flexibilizada por conta do alto número de pessoas vacinadas contra a doença, e precisamos seguir juntos na luta contra esse vírus. As vacinas são gratuitas, eficazes e seguras”, destacou Djalma.
Crianças e adolescentes
As crianças de 5 a 11 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos devem estar junto dos pais ou responsáveis para receber o imunizante contra a doença.
É obrigatória a apresentação da certidão de nascimento ou de um documento de identificação com foto, do cartão de vacina, e do CPF ou cartão do SUS.
A primeira e segunda doses da vacina contra a Covid já estão liberadas para esse público, respeitando os intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde. Já a dose de reforço está sendo aplicada apenas em adolescentes com alto grau de imunossupressão, que devem apresentar um laudo que comprove sua condição médica.
Vacinação em adultos
A campanha de vacinação contra a Covid-19, que teve início no dia 19 de janeiro de 2021 em Manaus, já abrange todo o público adulto. Basta comparecer em um dos pontos de imunização, portando documento de identificação com foto e cartão de vacina.

As pessoas com 18 anos ou mais podem tomar a primeira, segunda e terceira doses do imunizante. Já a quarta dose está liberada para pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos.
Números
Até ontem (8), mais de 14 mil pessoas morreram com Covid no Amazonas desde o começo da pandemia. Dos 582.360 casos confirmados no Amazonas domingo (8), 290.839 são de Manaus (49,94%) e 291.521 do interior do estado (50,06%).
Internados com esquema vacinal incompleto
Entre as pessoas com Covid internadas em Manaus, há 18 pacientes, sendo 15 em leitos clínicos (1 na rede privada e 14 na rede pública) e 3 em Unidade de Terapia (UTI) na rede pública.
Dos 18 pacientes internados, 6 não foram vacinados, 10 têm esquema vacinal incompleto e 2 têm esquema vacinal completo.
Para consultar a data correta de aplicação de cada dose, a Semsa disponibiliza o site https://imuniza.manaus.am.gov.br. Para conferir, o cidadão deve informar o número do CPF.
Doses aplicadas
Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 6.953.515 doses foram aplicadas em todo o estado até este domingo (8),, sendo 3.142.018 de primeira dose, 2.582.893 de segunda dose, 61.070 com dose única, 1.135.928 de 1ª dose de reforço e 31.606 de 2ª dose de reforço.