Portal Você Online

Quase 6 mil aprovados em concurso já foram convocados para atuar na Educação

O Concurso Público de 2018 ofertou 8.175 vagas em cargos de nível Fundamental, Médio e Superior para a capital e para o interior do estado. Do total de vagas, 5.758 mil vagas eram para o interior do Amazonas. Organizado e aplicado pelo Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Acesso Público), o concurso público teve vagas para os seguintes cargos: professor (para todas as disciplinas da grade curricular do Ensino Básico); assistente social; bibliotecário; contador; engenheiro; estatístico; fonoaudiólogo; nutricionista; pedagogo; psicólogo; assistente técnico e merendeiro.

Foram ofertadas ainda 680 vagas para o ensino indígena. O certame teve reserva de vagas de 10% para os candidatos com deficiência e 2% das vagas para pessoas com Síndrome de Down, conforme Lei nº 4.333, de 30 de maio de 2016.

No dia da posse, um filme passou pela minha mente, lembrei das horas de estudo e esforço que enfrentei para chegar até aqui. Foi um período de muitos sacrifícios”. É assim que a pedagoga Rayanne Braga define o que sentiu ao ser uma dos 5.863 candidatos convocados para assumir a sua vaga no Concurso Público de 2018 da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Em setembro de 2021, o governador Wilson Lima autorizou 566 novas nomeações para cargos de magistério e de apoio específico à educação. Rayanne, agora servidora pública, foi uma das aprovadas que passou a integrar o quadro de funcionários da Secretaria de Educação e Desporto, durante a 6ª chamada do certame.

“Em um ano de tantas incertezas, perdas e dificuldades, a convocação foi uma conquista emocionante. Um ato de esperança que trouxe estabilidade para muitas famílias. Ainda em 2021, conseguimos colaborar com a comunidade local e escolar, tendo também a oportunidade de receber um abono histórico”, avaliou a pedagoga.

Além da convocação, os aprovados do Concurso Público de 2018 que ainda não foram chamados, terão uma nova oportunidade de serem convocados, conforme anúncio do governador Wilson Lima.

“Com a prorrogação do concurso, abrimos a possibilidade de fazer essas novas nomeações e dar mais oportunidade a esses profissionais, que vão atuar tanto na capital quanto no interior. Assim, vamos poder continuar chamando, conforme a demanda da rede estadual”, destacou o governador, à época.

Dessa forma, o novo decreto anunciado torna sem efeito as nomeações dos candidatos convocados anteriormente e que não assumiram as vagas, no período estabelecido.

“Sem dúvida, essa será uma grande oportunidade para aqueles que, por motivos maiores, acabaram perdendo o período de posse. Assim, o decreto possibilita que muitos candidatos possam pleitear suas vagas, o que vai ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho de serem concursados e terem estabilidade”, observou a secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *