
Thiago Lima do Santos, vulgo “TH”, e Harrison Bruno Neves, o “Surfista e mais dois traficantes (identidade não divulgada), conselheiros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) foram presos em Manaus nesta terça-feira (1º), em operação conjunta da equipes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) em cumprimento de mandados de prisão nos nomes dos suspeitos.
Com eles, foram apreendidas seis armas de fogo.
Surfista, além te ter sido preso em flagrante, tinha dois mandados de prisão por homicídio em seu nome e deve responder pela extensa lista de crimes. Os quatro criminosos ficaram à disposição da justiça.
O que é um conselheiro de facção?
Em facções criminosas, como o CV, existe uma hierarquia organizada para manter a “ordem” nas decisões do grupo. O cargo de conselheiro é um dos mais importantes e ansiados pelos membros da facção.
Conselheiro deixa prisão
No último dia 19 de fevereiro, o também conselheiro do CV, Cassiano Ribeiro da Silva Junior, o “Bob”, deixou o Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT). O detento conseguiu, junto à Justiça do Amazonas, um mandado de remoção para prisão domiciliar, alegando a necessidade de fazer uma cirurgia bariátrica.
A decisão foi tomada pela desembargadora da Segunda Câmara Criminal, Mirza Telma de Oliveira. Ele está sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.
O homem é apontado como um dos líderes do massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), ocorrido em 2017, além de possuir uma extensa ficha criminal.


