
O município amazonense de Barcelos, a 400 km da capital Manaus, é um dos principais destinos internacionais de pesca esportiva e recreativa do país, procurado por visitantes brasileiros e estrangeiros, e a temporada atual havia acabado de começar.
A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) estima que Barcelos concentra quase metade do turismo de pesca do Estado e que a temporada atual vai movimentar R$ 500 milhões, direta e indiretamente.
O governo amazonense tem estimulado os voos diretos entre o estado e os EUA pelas companhias Azul e Gol Linhas Aéreas e espera receber cerca de 32 mil turistas, sendo 20% deles estrangeiros.
O voo que teve um fim trágico na tarde do último sábado (16) era destinado a levar turistas de Brasília para pescar no Alto Rio Negro. Uma chuva intensa atingia a região no momento do acidente, que havia levado dois aviões a desistirem do pouso e retornar a Manaus pouco antes.
Autoridades locais garantem que o aeroporto é seguro para voos de menor porte, mas os motivos do acidente estão em investigação.
O destino ecoturístico é procurado por acumular recordes de grandes tucunarés (que podem superar um metro de comprimento) e pelos peixes ornamentais em geral.
Barcelos reúne cerca de 700 ilhas e é o segundo maior município do País. Os operadores de turismo locais chegam a oferecer serviços com barco-hotéis, com roteiros de dias.
A alta temporada da pesca desportiva acabou de começar, e se estende anualmente de setembro a março. No começo deste mês, o governo estadual anunciou a expectativa de atrair mais de 32 mil turistas, do Brasil e do exterior, para a pesca esportiva da atual temporada.
