
O deputado Zé Trovão (PL-SC) acusou o governo Lula de coagir parlamentares novatos a retirar assinaturas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro.
Ele deu declarações na tribuna da Câmara, e chamou o governo de “cara de pau” e sem “escrúpulo”. As informações são do Estadão.
– E estou dizendo isso porque eu fui até lá hoje, nessa reunião, para saber do que eles iam falar. E eles têm a cara de pau de querer coagir os novos deputados que chegaram à Casa, dizendo: “Ou você retira seu nome da CPMI, ou você não vai receber”. Eu prefiro ficar sem um real para levar para o meu estado a me acovardar diante deste governo que não tem caráter nem escrúpulo – falou.
As declarações de Zé Trovão foram dadas horas após ele ter participado de um café da manhã com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, entre outros parlamentares, no Palácio do Planalto.
À CNN Brasil, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que convocou o encontro, afirmou que as acusações eram mentirosas e que a intenção da reunião, na verdade, era dialogar com o Parlamento e ‘convencer os políticos que a CPMI não seria a melhor forma de apurar os responsáveis pelos atos do dia 8 de janeiro’.
– O que vai existir da minha parte e do governo, [é que] nós vamos dialogar com o Parlamento, com os deputados, para tentar convencê-los que não é a melhor forma de apurar quem financiou, quem organizou – justificou o ministro.


