
A advogada, Elaine Benayon, que possui uma carreira efetiva e sólida no Amazonas ao longo de 25 anos de atuação, foi a primeira candidata a se inscrever, na sede da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), nesta segunda-feira (13), para concorrer ao cargo de Desembargadora na vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Por regra do edital do Quinto Constitucional publicado dia 02 de outubro os primeiros inscritos possuem o direito de escolher seu número de candidatura e portanto, a advogada escolheu o número 10 para concorrer no processo seletivo de escolha da lista sêxtupla reservada a classe da advocacia, a ser encaminhada ao TJAM em decorrencia da aposentadoria do Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira.
Em 2023, Dra. Elaine Benayon ficou nacionalmente conhecida por defender a vaga para uma mulher da Amazônia na história do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e portanto, concorreu a vaga ao Quinto Constitucional do STJ com ampla destaque em sua defesa oral, sendo a única mulher naquele pleito a representar os estados do Norte do país na disputa pela vaga no STJ. Elaine também é nacinalmente conhecida por ser uma advogada atuante na área cível com ênfase no Direito de Família e das Sucessões. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ/AM.
De acordo com a agora oficialmente candidata (número 10), sua história em uma advocacia efetiva construida ao longo de 25 anos a credencia para concorrer a vaga. “Preencho todas as exigências do edital e hoje protocolo aqui minha inscrição que me permite oficialmente iniciar minha campanha. Quero contribuir com o Tribunal de Justiça do Amazonas com minha competência em tudo que me proponho a fazer, como uma pessoa que zela pelo direito, pela ética, técnica e diligência. Quero atuar na nossa Corte amazonense primando pelo cumprimento da Lei de forma justa e igualitária, entre crianças, jovens, adolescentes, homens e anciãos, mas com olhar apurado na garantia dos direitos das mulheres”, destacou Elaine.
Sobre a candidata
Dra. Elaine Benayon é amazonense, nascida em Manaus, em 1976, casada, mãe de 3 filhas, Mestra em Direito pela Universidade La Salle – UNILASALLE de Canoas (2022), Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2002) e Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA (1999). Elaine Benayon é uma atuante advogada que prestou o juramento na OAB/AM no dia 07/06/2000 e desde então abraçou a advocacia como sua profissão de vida, vivendo os desafios da advocacia privada no estado do Amazonas. É professora universitária, que já trabalhou por 18 anos junto ao Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, contribuindo para a formação jurídica de milhares de alunos e, atualmente, é professora de Direito de Família e Direito das Sucessões na Faculdade LaSalle. Foi docente da pós-graduação em Direito de Família e das Sucessões da Escola Superior da Advocacia – ESA no Amazonas. É mediadora formada pelo INSTITUT UNIVERSITAIRE KURT BOSCH na Argentina e autora do livro “Legitimação da Homoparentalidade e Adoção: análise do juizado da infância e da juventude cível de Manaus/AM”.