
O Saber M200 Vigilante, um radar de vigilância do espaço aéreo, desembarcou no Aeroporto de Ponta Pelada, em Manaus, na terça-feira (20), e de lá foi levado para o município de Parintins.
O objetivo do radar é identificar, controlar e policiar o espaço aéreo de toda a região fronteiriça entre os Estados do Pará e do Amazonas, durante o Festival Folclórico de Parintins.
Essa área é formada por terras indígenas com garimpeiros e aeronaves de garimpo ilegais. O equipamento – desenvolvido pelo o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e produzido pela Embraer Defesa & e Segurança – foi transportado do Aeroporto Internacional de Viracopos, no Embraer KC-390 FAB 2856.
O radar tem capacidade para detectar ameaças até 15 km de altitude. O Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia, vão testar o radar M200 Vigilante durante o Festival Folclórico de Parintins.
O M200 Vigilante deve permanece na região até 7 de julho de 2023. O prefeito de Parintins, Bi Garcia (UB), disse que sua administração vinha requerendo uma solução governamental para atuar no reforço da operação de controle dos pousos e decolagens de aeronaves em Parintins, que aumenta durante o a realização do Festival Folclórico.