Portal Você Online

Radares em Manaus identificarão carretas fora das normas de trânsito

Novos radares que serão instalados em avenidas de Manaus terão sistema para identificar carretas. Segundo o diretor-presidente do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), Paulo Henrique Martins, a intenção é ter o controle dos veículos pesados que circulam fora das normas de trânsito.

“Dentro dos equipamentos que estão sendo licitados existe um sistema que que mede o comprimento, se é uma carreta ele sabe diferenciar como o veículo passa na via.

Esses equipamentos estão previstos para que a gente possa realmente ter um controle mais efetivo [da circulação]”, disse Paulo Henrique em entrevista ‘a emissora de TV local.

Atualmente já há restrição para movimento de carretas na capital em algumas avenidas. Os condutores não podem trafegar em determinados horários. Em outros, o acesso só pode ser feito pelo lado direito das vias como na Ephigênio Salles

No canteiro central da avenida há refúgio de periquitos. As árvores servem de abrigo nos finais da tarde e à noite quando há revoada das aves. As carretas representam risco por atingir os galhos da vegetação.   

A reinstalação de radares em Manaus deverá ocorrer em 11 avenidas identificadas como as de maior incidência de acidentes devido à alta velocidade dos motoristas.

Entre elas a Autaz Mirim, na zona leste; Noel Nutels e Torres, zona norte; e Coronel Teixeira e Turismo na zona oeste.

Paulo Henrique Martins disse que o processo de licitação está em fase final de elaboração do edital.

A frota de veículos cadastrada no Amazonas era de 1.054.592 veículos até dezembro de 2021, últimos dados divulgados pelo Detran. Houve aumento de 4% em relação a 2020.

A maioria dos veículos circulando no estado é de carros de passeio (457.028), seguidos das motocicletas, motonetas e ciclomotores (389.367), e de picapes (134.861).

Corujinhas

O prefeito David Almeida anunciou , na leitura da mensagem na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em 22 de fevereiro o retorno da fiscalização eletrônica por câmeras, chamado popularmente de “corujinhas”.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) já deu o start para a contratação dos equipamentos. A licitação na modalidade pregão presencial – certame é restrito a interessados somente presencialmente e sem valor pré-definido – foi realizada no dia 3 de março na sede da Comissão Municipal de Licitação (CML), em Manaus.

“Vamos ter que implementar a fiscalização eletrônica na nossa cidade. Todas as grandes cidades têm. Nós vamos voltar”, disse o prefeito, durante coletiva de imprensa na abertura do ano legislativo, na CMM, em 8 de fevereiro.

Na ocasião, os dirigentes do IMMU informaram que estavam trabalhando no edital da nova contratação, mas não informaram quando seria realizada.

Coincidentemente, dias depois no dia 13 de fevereiro, a CML publicou o aviso de licitação no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo o documento, a Prefeitura pretende contratar “uma empresa especializada para prestação de serviços de processamento de autos de infração, monitoramento eletrônico, através de equipamentos de controle de velocidade, restrição veicular, video captura e licença de software para uso na mobilidade urbana de Manaus”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *