
O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no combate a pandemia da Covid-19, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou na manhã desta quarta-feira (26) um requerimento de convocação do prsidente Jair Bolsonaro.
Os senadores da CPI da Covid estão reunidos neste momento na Sala 7 do Senado definindo os requerimentos para convocar outras autoridades como governadores e prefeitos, como testemunha.
“A cada depoimento e a cada documento recebido torna mais claro a participação do presidente Bolsonaro na pandemia da Covid”, diz um trecho do requerimento do senador.
Saiba mais
O senador Omar Aziz (PSD-AM) suspendeu a sessão e senadores estão em ‘reunião secreta”, a portas fechadas. A princípios as informações de jornalistas que cobrem o Senado é de que há um “racha” entre os membros do G7, grupo dos sete senadores da CPI da Covid, sobre a convoçãoca de novas testemunhas.
Entre os novos convocados devem estar prefeitos e governadores dos Estados do Amazonas, Amapá, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, além do Distrito Federal.
Os senadores temem que os governadores, prefeitos e o próprio presidente Bolsonaro recorram ao Supremo Tribunal Federal, e consigam recursos jurídico para não ir na CPI, Com isso a Comissão seria esvaziada e perderia força.
Até o momento, seria algo inédito a convocação de um presidente da República numa CPI.