O Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus e as Equipes de Cão de Faro da Receita Federal (K9), apreenderam 29,4 kg de maconha durante operações de rotina no último dia 7.
A fiscalização da Receita Federal identificou duas bagagens suspeitas. As malas farejadas pelo agente canino Odin foram submetidas ao escâner e encontrada a droga.
Em outra fase da operação o agente canino Deco sinalizou a presença de drogas em mais duas malas, que também foram submetidas ao escâner e novamente confirmada a presença de entorpecente.
Foram encontrados 28 tabletes (tijolos) de skunk, envolvidos em plástico, que aos serem pesados totalizaram 29,4 kg. Os agentes da Polícia Federal deram voz de prisão as duas pessoas que estavam indo para uma cidade da região sudeste do país.
Ação da Receita Federal
A Alfandega do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes informa que as ações de fiscalização e controle aduaneiro que são realizadas tem por objetivo evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibe a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
A Receita Federal também alerta que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras. Essas organizações criminosas, que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, utilizam-se do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. É importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma “pequena transgressão” traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.